Missão estrangeira visita Restaurante Popular da Bahia

Restaurante Popular do Comércio, em Salvador.
Restaurante Popular do Comércio, em Salvador.
Restaurante Popular do Comércio, em Salvador.
Restaurante Popular do Comércio, em Salvador.

Representantes do governo e da sociedade civil de Timor Leste e São Tomé e Príncipe visitaram, na manhã desta segunda-feira (01/09/2014), o Restaurante Popular (RP) do Comércio, programa do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes). Durante a visita ao equipamento, que integra a Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), os integrantes da delegação conheceram os setores do RP, receberam informações sobre correta higiene na elaboração das refeições, armazenamento adequado dos alimentos e experimentaram a refeição do dia, elaborada com produtos da agricultura familiar.

No local, o prato diário é comercializado a R$1,00 para ambulantes, desempregados, aposentados, moradores de rua, além de famílias que sobrevivem com renda mínima.

De acordo com Belmiro Costa, integrante do Ministério de Plano e Finança do Governo de São Tomé e Príncipe, “as experiências concretas obtidas por meio do intercâmbio entre a Bahia e a África servirá de embasamento para a consolidação dos empreendimentos voltados para agricultura familiar naquele país”.

Aprendizado – A ação, organizada pelo Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), que integra o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/Ba), em parceria com a entidade Actionaid Brasil teve continuidade durante a tarde no auditório da Sedes, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante a agenda, a superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), Rose Pondé, apresentou programas que promovem a segurança alimentar e nutricional, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Aquisição de Leite (PAA Leite), Nossa Sopa e Programa Cisternas.

Na sequência, o secretário executivo do Grupo Governamental de Segurança Alimentar (GGSAN) da Casa Civil do Estado, Flávio Bastos, fez exposição do painel sobre a Política de SAN na Bahia. Para ele, “ter uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional é uma importante conquista do Governo da Bahia, que contou com grande apoio e participação da sociedade civil nesse êxito”. Flávio ainda destacou a importância de apresentar essa Política para os representantes de São Tomé e Príncipe e do Timor Leste: “É muito gratificante poder mostrar um bom exemplo e contribuir com os povos desses países, que, como os brasileiros, lutaram tanto para conseguir viver em democracia”.

Representando a sociedade civil de São Tomé e Príncipe, Carlos Pontes, coordenador da Projecto Descentralizado de Segurança Alimentar garante que “a experiência da Bahia na execução de políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos vai nos ajudar a vencer as dificuldades que temos, principalmente quando os agricultores familiares vendem os produtos ao governo e não são pagos de maneira correta, o que gera a descrença e abandono da política”, esclareceu Pontes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116608 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.