Intervenção urbana “Um e Outro” realiza sete apresentações gratuitas em Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas

Performance Um e Outro.
Performance Um e Outro.
Performance Um e Outro.
Performance Um e Outro.

Como reconhecer o outro em meio à multidão? Como falar de amor em um ambiente tão concreto como a rua? Com a ideia de atender estes e outros questionamentos, nasce a intervenção urbana “Um e Outro” criada pelos artistas Duda Woyda (“Salmo 91” e “Diário de Genet”) e Luiza Bocca (“Breve” e “É Das Palhaças Que Eles Gostam Mais”), sob direção de Thiago Romero (“Breve” e “Exú, A Boca do Universo”). O projeto realizará sete apresentações em espaços públicos de três cidades da Bahia: Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas.

No próximo dia 26 de setembro (sexta-feira), o projeto faz três apresentações em Salvador: no Largo da Calçada, às 10h, na Praça da Sé, às 12h, e por fim, na Praça Dois de Julho (Campo Grande), às 17h. Já no dia 27 de setembro (sábado), o projeto promove duas performances em Feira de Santana, a partir de 11h, na Praça da Bandeira; e em seguida parte para o município de Alagoinhas, onde pela tarde, a partir de 17h, faz mais duas intervenções, desta vez na Praça Ruy Barbosa.

“Um e Outro” abraça o desafio de dilatar, em plena cena urbana, o encontro, o afeto, o amor e suas fronteiras. Para isto, dois dançarinos iniciam pequenos gestos, até os passantes perceberem que algo descolado do movimento cotidiano acontece ali: um duo em pleno asfalto, transportando a plateia para outro tempo, onde é o amor quem comanda a ação. Este projeto é apoiado através da 2ª Chamada do Edital Calendário das Artes 2013, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

HISTÓRICO

O projeto “Um e Outro” nasceu em 2011 com o desejo de investigar o movimento – como célula coreográfica – a partir do afeto e das fronteiras do amor. A ideia original foi sofrendo alterações e se enriquecendo ao longo do tempo, ganhando diversos formatos, com apresentações a céu aberto e em teatros. Ainda em 2011, a obra fez parte da Mostra Casa Aberta, do Festival Internacional Vivadança. Em 2013, “Um e Outro” foi convidado para integrar a programação do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. A repercussão da performance foi tão positiva que em 2014 foi convidado novamente pelo Festival, apresentando-se em Salvador, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. Agora, contemplado pelo Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto irá circular por três cidades: Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas.

PESQUISA

A pesquisa coreográfica traça um paralelo entre a poesia e o cotidiano do movimento gestual. A concepção permeia um estudo de gestos sutis que encontramos ao longo do nosso cotidiano, aparentemente tido como banal; e a apropriação do movimento na dialética realidade-ficção. O roteiro é construído a partir de fragmentos dos próprios intérpretes e do material de pesquisa sobre o tema, propondo uma investigação entre corpo-palavra.

Agenda

Intervenção Urbana “UM E OUTRO”

Com: Duda Woyda e Luiza Bocca

Direção: Thiago Romero

Locais, horários e datas:

26/09/2014 (sexta) – Salvador

Largo da Calçada, às 10h, Praça da Sé, às 12h, e Campo Grande, às 17h.

27/09 (sábado) – Feira de Santana e Alagoinhas

Praça da Bandeira (Feira de Santana), às 11h, e Praça Ruy Barbosa (Alagoinhas), às 17h.

APRESENTAÇÕES GRATUITAS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112801 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]