I Festival de Pianistas Compositores da Bahia reúnde artistas renomados nacionalmente, em Salvador

Cartaz do I Festival de Pianistas Compositores da Bahia.
Cartaz do I Festival de Pianistas Compositores da Bahia.
Cartaz do I Festival de Pianistas Compositores da Bahia.
Cartaz do I Festival de Pianistas Compositores da Bahia.

Está confirmada a presença de dois grandes nomes do piano no Brasil, no I Festival de Pianistas Compositores da Bahia, pela Plataforma de Lançamento. Benjamin Taubkin(SP) e Gilson Peranzzetta(RJ), se apresentarão na 1ª edição do evento, que será realizado na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), nos dias 18 e 19 de setembro (quinta e sexta) de 2014, a partir das 20h. Peranzzetta, na quinta (18) e Taubkin, na sexta(19). O festival, que conta com o apoio do Fundo de Cultura do Estado, terá ainda a participação da Orquestra AfroSinfônica.

– O carioca Gilson Peranzzetta se apresentará no 1º dia do festival, na quinta (18), mesma noite em que subirão ao palco os pianistas baianos Saulo Gama, Bira Marques, Zito Moura, Kadija Teles e Mikael Mutti. Peranzzetta é pianista, acordeonista, clarinetista, compositor, arranjador brasileiro, virtuoso da música instrumental, destacando-se por sua brasilidade, sensibilidade, criatividade e sobretudo por sua assinatura musical. Seu som é inconfundivelmente. Suas composições, são inspiradas, originais, não raro surpreendentes. Quincy Jones, o mega produtor norte americano, com quem colaborou inúmeras vezes, nomeia Peranzzetta entre os melhores arranjadores do planeta.

Com mais de quarenta anos de carreira, Peranzzetta acumula três Prêmios Sharp de Música, dentre outras premiações: melhor arranjador, melhor compositor e melhor intérprete.  O músico soma em seu catálogo de composições aproximadamente cento e cinqüenta títulos, obras gravadas por artistas nacionais, como Djavan, Ivan Lins, Leny Andrade e Leila Pinheiro, e internacionais, a exemplo de George Benson, Sara Vaughn e Quincy Jones. Merece especial menção a música Setembro, escrita em parceira com Ivan Lins, incluída na trilha sonora da série norte-americana Dallas e no filme Boys’n the Hood.

– Já o paulista Benjamin Taubkin fará apresentação especial, na sexta(19). Com ele Saulo Gama, Graça Ferreira, Marco de Carvalho, Aline Novais e Paulo Gondim. Taubkin, pianista, arranjador, compositor e produtor, tem como campo de atividade a música brasileira e seu diálogo com outras culturas. O músico atua em diversas formações – de solo a Orquestra Sinfônica – em concertos no Brasil e exterior.

Seu primeiro disco autoral, A Terra e o Espaço Aberto, lançado em 1997, foi indicado ao Prêmio “Sharp” e “Movimento”. Como concertista solo, Benjamim Taubkin lançou no Brasil e nos EUA, o CD A Pequena Loja da Rua 57, gravado em Nova York. Em 2009, realizou residência artística na Áustria e em 2011, na Coreia.

Agenda

Festival de Pianistas Compositores da Bahia

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA)

Data: 18 e 19 de setembro (quinta e sexta)

Horário: 20h

Valor: R$ 10/ R$ 20 (meia e inteira)

Vendas: Bilheteria do Teatro Castro Alves (TCA)

Realização: Plataforma de Lançamento

Apoio: Rede Bahia/Cuca Comunicação

Apoio financeiro: Fundo de Cultura/Funceb/Governo do Estado da Bahia/Secretaria da Fazenda/Secretaria de Cultura

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

·        QUINTA –  18.09.2014

Saulo Gama

Bira Marques

Zito Moura

Kadija Teles

Mikael Mutti

– Convidado especial: Gilson Peranzzetta(RJ) )

·        SEXTA –  19.09.2014

Saulo Gama

Graça Ferreira

Marco de Carvalho

Aline Novais

Paulo Gondim

– Convidado especial: Benjamin Taubkin (SP) (http://www.benjamimtaubkin.com/)

Participação: Orquestra Afro Sinfônica

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108645 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]