Grupo CAM realiza ações do ‘Outubro Rosa’ em shoppings de Salvador

Congresso Nacional é iluminado como símbolo de adesão ao movimento mundial Outubro Rosa.
Congresso Nacional é iluminado como símbolo de adesão ao movimento mundial Outubro Rosa.

O Outubro Rosa do Grupo CAM em 2014 vai tomar conta da cidade! A entidade, referência no tratamento ao câncer de mama e sempre atuante nesse movimento, firmou parceria com os shoppings Iguatemi, Barra, Bela Vista e Center Lapa para promover ações que chamem a atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A campanha será estrelada pela cantora Alinne Rosa e trará como mote a rashtag #rosapelavida, com o intuito de mobilizar todas as tribos em prol da causa.

Os visitantes que comparecerem aos shoppings poderão tirar dúvidas, participar das atividades, ganhar o broche com o símbolo da campanha e ainda contar com os serviços oferecidos pelas turmas de enfermagem da Unijorge, como aferimento de pressão arterial e glicemia. No Center Lapa, que abrirá as atividades no dia 1° de outubro, os visitantes ainda poderão assistir a apresentações de música, dança e outros tipos de performance artística.

As palestras contarão com a presença de mastologistas, oncologistas, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros profissionais da área da saúde. Além disso, no workshop Você em alta: elevando a autoestima das pacientes oncológicas, que será realizado no Shopping Barra no próximo dia 16, às 15h, haverá a presença de consultora de moda, um clube de canoagem que trabalha com reabilitação esportiva e uma blogueira de moda que ensinará às mulheres que perdem o cabelo durante à quimioterapia a utilizar lenços de formas variadas na cabeça. As atividades serão gratuitas e acontecerão durante todo o mês de outubro.

O câncer de mama 

O câncer de mama já é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo, só perde para o de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença responde por 22% dos casos de câncer surgidos a cada ano no Brasil. É o câncer mais temido pelas mulheres devido à grande frequência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a imagem pessoal.

Em sua fase inicial, o câncer de mama tem evolução assintomática, por isso a necessidade de alertar a população para o exame da mama, visando o diagnóstico precoce, importante para a cura.  A recomendação é que mulheres saudáveis façam exames anuais de mamografia, e exame clínico das mamas a partir dos 40 anos. Mulheres com risco maior (aquelas que têm parentes de 1ª grau que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos) devem começar o acompanhamento com o mastologista mais cedo, aos 35 anos.

Outubro Rosa 

Outubro Rosa é um movimento de conscientização realizado por diversos entes no mês de outubro, dirigido à sociedade e às mulheres, focado na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações, que hoje ocorrem em todo o mundo.

O Grupo CAM

Referência no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o Grupo CAM sempre buscou oferecer o que há de mais moderno às suas pacientes, investindo em tecnologia de ponta. Pioneiro em oferecer uma série de exames na Bahia, o Grupo trouxe recentemente para o Estado, o primeiro equipamento de Tomossíntese, que aumenta significativamente a detecção da doença; além de inaugurar o Centro de Genética e Prevenção do Câncer, que oferece testes genéticos personalizados capazes de auxiliar na elaboração de estratégias para reduzir os riscos de câncer. O Centro é o primeiro no Estado com um atendimento integral das pacientes com alto risco para desenvolvimento dos cânceres de mama e de ovário, incluindo equipamentos de radiologia (ressonância magnética, mamografia e tomossíntese) e todos os especialistas necessários para realização de estratégias de rastreamento em um único lugar.

Com 36 anos de história e uma marca consolidada, além da Clínica CAM, o Grupo é composto pelas clínicas Clion Clínica de Oncologia e ION Instituto de Oncologia da Bahia (localizado em Feira de Santana), Osteo Centro de Diagnóstico da Osteoporose e GMN Grupo de Medicina Nuclear.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]randebahia.com.br.