Grupo Boticário aumenta capacidade de produção em 50% com nova fábrica na Bahia

Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Governador Jaques Wagner participa de inauguração de fábrica do Grupo Boticário, em Camaçari.
Governador Jaques Wagner participa de inauguração de fábrica do Grupo Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.
Instalações da fábrica do Grupo O Boticário, em Camaçari.

A nova fábrica de produtos cosméticos e perfumaria do Grupo Boticário no município baiano de Camaçari, a 40 quilômetros da capital Salvador, foi inaugurada ontem (16/09/2014). O evento contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre colaboradores, autoridades, convidados e imprensa. A entrega marca o maior investimento em um empreendimento já feito pela empresa. Foram aplicados R$ 380 milhões na unidade, que já emprega 320 pessoas e tem previsão de 390 empregos diretos até o fim de 2014. A fábrica pode produzir até 150 milhões de itens por ano, elevando a capacidade produtiva do grupo em 50%, dos 315 milhões de itens por ano, que é a capacidade atual da fábrica de São José dos Pinhais (PR), para até 465 milhões de itens por ano.

“Hoje a Bahia amanheceu ainda mais perfumada. Com a nova fábrica, estamos preparados para atender a demanda do mercado pelos próximos 10 anos. Levamos investimentos de alto valor agregado, contribuindo com o desenvolvimento da região e do país. Vamos dar mais fluidez à produção e distribuição dos nossos produtos para os estados do Norte e Nordeste, onde o nosso mercado mais cresce, e parte do Centro-Oeste”, afirma o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

A unidade de Camaçari começou a ser construída em 2012 e foi projetada para expandir sua capacidade sem a necessidade de novos investimentos em obras e edificações. Apenas com novos equipamentos, o Grupo pode dobrar a capacidade atual e fabricar até 300 milhões de itens por ano na Bahia.

“O Grupo Boticário é mais do que uma empresa, é uma marca que faz a diferença. A chegada do Grupo é significativa para nós. Que vocês sejam recompensados com mais crescimento. Obrigado por acreditar na Bahia!”, disse Jaques Wagner, governador da Bahia, em seu discurso durante a cerimônia de inauguração. “Vida longa ao Grupo Boticário!”, celebrou o prefeito de Camaçari Ademar Delgado das Chagas.

A fábrica de Camaçari vai produzir 12 linhas de perfumaria e nove de cuidados pessoais (cremes, loções e shampoos) com os mais modernos equipamentos para a fabricação de cosméticos. A unidade também contará com um espaço reservado para a fabricação de Malbec – a fragrância líder de vendas da unidade O Boticário e de todo o mercado nacional de perfumaria. O processo, que até então só existia na fábrica de São José dos Pinhais (PR), conta com uma etapa de maceração do álcool vínico em barris de carvalho francês, a exemplo dos vinhos.

“Os equipamentos instalados na Bahia tiveram como premissa a produção de grandes lotes e com alta produtividade. As linhas têm um alto grau de automação, com tecnologia de ponta”, explica o diretor executivo de Operações do Grupo Boticário, Giuseppe Musella. Os testes de envase na fábrica de Camaçari foram iniciados em julho, e os primeiros produtos foram os perfumes Floratta in Blue e Galbe, nas linhas de hidroalcoólicos, e o Azulen, nas linhas de cremes.

Planejada para a sustentabilidade

A nova fábrica do Grupo Boticário foi planejada para ser sustentável. A edificação foi projetada com base nos requisitos da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), o mais importante reconhecimento ambiental mundial para construções. Na prática, isso significa que foram adotados sistemas de arquitetura, construção e operação que otimizam o uso dos recursos naturais e primam pela promoção da qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade vizinha. A unidade conta com telhado branco, alto índice de refletância, medidas de redução e reuso de água e iniciativas que promovem a consciência dos colaboradores para a preservação do meio ambiente, como transporte fretado, bicicletários e carona solidária, entre outras.

Todo o empreendimento foi pensado de acordo com a atuação do Grupo Boticário em sustentabilidade, de forma integrada aos negócios e embasada em ações e resultados concretos, compreendendo a totalidade dos processos e públicos. O tema é tratado na empresa com visão de longo prazo e metas que vão até 2024, com foco nos temas matérias-primas e embalagens (ciclo de vida e logística reversa), ecoeficiência e canais de venda (pontos de venda e revendedores)

“A sustentabilidade, mais que uma evolução conceitual, é para as organizações um modelo de negócios que viabiliza o crescimento e traz perenidade em uma sociedade que está em constantes e rápidas mudanças”, explica Artur Grynbaum.

Pacote de expansão de R$ 650 milhões concluído

A fábrica de Camaçari é a maior obra do projeto de expansão da empresa, que foi anunciado em 2011 e recebeu R$ 650 milhões em investimentos. Parte deste montante foi captado em uma operaçãode crédito, inédita para o Grupo Boticário, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Os recursos deram origem ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, instalado na unidade de São José dos Pinhais (PR), considerado um dos melhores e mais modernos do mundo para o mercado de cosméticos e perfumaria. O Centro tem 8 mil metros quadrados, abriga 250 profissionais e tem capacidade de desenvolver até 2 mil produtos ao mesmo tempo.

O projeto também contemplou a ampliação e modernização da unidade operacional do Paraná e contou, ainda, com um segundo Centro de Distribuição, inaugurado em abril deste ano no município de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana (BA). O novo CD recebeu investimentos de R$ 155 milhões, emprega 144 pessoas e já é uma referência mundial em tecnologia e inovação no processo de separação de volumes fracionados.

A unidade opera com 33% de sua capacidade instalada, respondendo pelas entregas de cosméticos e perfumaria do grupo para nove estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Distrito Federal e Amazonas). A previsão é iniciar, ainda em setembro, as operações de distribuição para Amapá e Roraima, e em 2015, para Ceará, Maranhão e Piauí.

Responsabilidade Social

Assim como ocorre em outras regiões onde o Grupo Boticário mantém unidades operacionais, a Bahia recebeu o Programa de Capacitação Profissional da Comunidade. O objetivo do programa é contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno, proporcionando maior competitividade na busca por  oportunidades em empresas da região. Desde que foi implantado, em 2013, o programa já capacitou, nas duas cidades, 396 pessoas. Noventa e cinco delas foram contratadas para atuar nas novas unidades da empresa e as demais estão hoje mais preparadas para buscar oportunidades em outras indústrias.

Em Camaçari, o programa promoveu o curso de Auxiliar de Gestão da Produção, que certificou 240 pessoas. A maioria dos inscritos nos cursos é mulher, rompendo uma cultura de mão-de-obra industrial masculina predominante na região. Em São Gonçalo dos Campos, o curso de Auxiliar de Operação de Logística certificou 156 alunos.

A gestão dos cursos, bem como a seleção e certificação dos alunos, ficou sob a responsabilidade do Sesi e do Senai da Bahia, instituições experientes na capacitação profissional para o setor industrial.O programa tem o apoio do BNDES e das prefeituras de Camaçari e São Gonçalo dos Campos. Os cursos têm 148 horas de duração, com uma grade comum composta por: Língua Portuguesa; Matemática; Indicadores e Unidades de Medida; Ferramentas de Melhoria Contínua; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Trabalho em Equipe; Empregabilidade e Desenvolvimento na Indústria.

tratados passaram por um período de treinamento na fábrica em São José dos Pinhais (PR), com o objetivo não só de conhecer os processos e procedimentos das áreas, mas vivenciar os valores do Grupo Boticário e enriquecê-los com a cultura local”, destaca Giuseppe.

O Grupo Boticário também levou beleza às comunidades. Em Camaçari, sede da nova fábrica, a empresa construiu uma grande árvore no último Natal, na Praça Abrantes, a principal da cidade. Em SãoGonçalo dos Campos, onde está em operação o Centro de Distribuição, uma parceria entre a empresa, prefeitura e moradores promoveu a revitalização da Praça da Matriz. O local recebeu novo paisagismo, bancos, iluminação e lixeiras.

Ambiente de valorização das relaçõesA nova equipe começa suas atividades reunindo histórias diferentes de vida e de carreira, mas todas experimentando novas perspectivas em um ambiente de valorização das pessoas e das relações. Patrícia Pereira, de 30 anos, nasceu e mora em Camaçari e hoje trabalha como auxiliar de operações. Casada, mãe de um menino de 4 anos, ela tinha experiência apenas no comércio e estava desempregada há um ano e meio quando soube do Programa de Capacitação Profissional promovido pelo Grupo Boticário. “Eu não fazia cursos antes, porque, desempregada, não tinha como pagar. Meu sonho era trabalhar em uma fábrica e hoje me sinto realizada”, conta.

Para Lucas Tavares, também de 30 anos, o que atraiu na proposta do Grupo Boticário foi odesafio. Engenheiro mecânico, ele trabalhava em outra grande empresa de Camaçari quando soube queo Grupo estava construindo uma nova fábrica, onde seria necessário um perfil de gestão de projetos. “Participar da construção de uma fábrica, do zero, foi o que me fez decidir vir”, conta Lucas que já percebe as mudanças que a escolha trouxe à carreira. “A mudança mais marcante foi passar a enxergar mais a minha profissão pelo lado humano do que pelo lado técnico”.

Conservação ambiental 

A atuação do Grupo Boticário no Nordeste também passa pelas ações de conservação ambiental realizadas desde 1990, quando foi criada a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A instituição sem fins lucrativos recebe 1% da receita liquida da empresa para investimento em projetos e áreas de conservação. Em 24 anos de atuação, a Fundação já apoiou mais de 1.400 projetos em todo oBrasil e investiu em mais de 400 unidades de conservação. Para o Nordeste, a Fundação destinou a mais de 200 projetos R$ 6,5 milhões em recursos, e vai repassar mais R$ 700 mil este ano.

Sobre o Grupo Boticário

Constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio: O Boticário, fundado em 1977; Eudora criada em 2011 com foco na venda direta; quem disse, berenice? e The Beauty Box, ambas lançadas em 2012. O Grupo também é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A empresa está presente em 1750 municípios brasileiros com 3831 pontos de vendas, além de comercializar seus produtos em outros oito países por meio de lojas próprias e multimarcas. O Grupo Boticário conta com uma força de trabalho composta por 7 mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]