Governador Jaques Wagner joga com habilidade política e decreta de utilidade pública Hospital Espanhol

Fachada do Hospital Espanhol, localizado em Salvador.
Fachada do Hospital Espanhol, localizado em Salvador.
Fachada do Hospital Espanhol, localizado em Salvador.
Fachada do Hospital Espanhol, localizado em Salvador.

Com habilidade política e administrativa, o governador Jaques Wagner, utilizando as prerrogativas do cargo, decretou de utilidade pública o Hospital Espanhol de Salvador, bem como todo o patrimônio da Real Sociedade Espanhola de Beneficência. Com um único ato, Jaques Wagner incorpora importante patrimônio privado à estrutura do Estado.

A crise financeira pela qual passa o Hospital Espanhol, gerido por entidade privada, demonstra que saúde deve ser tratada como política de Estado.

Ao incorpora o patrimônio, o Estado da Bahia dá sequência ao processo de coletivização das forças trabalhistas ligadas ao setor de saúde.

Na contramão do processo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, perdeu oportunidade de resolver a crise e ampliar o serviço público municipal de saúde.

O Hospital Espanhol tem entre os clientes a Prefeitura Municipal de Salvador.

Confira o teor do Decreto nº 15425

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa a publicação no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira, 11 de setembro de 2014, do decreto do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, declarando os imóveis pertencentes a Real Sociedade Espanhola de Beneficência, onde funciona o Hospital Espanhol, bens de utilidade pública. O decreto nº 15425 entra em vigor hoje.

Esta medida tem como finalidade buscar soluções práticas, objetivas e saneadoras para tornar possível a breve retomada da capacidade assistencial, operativa e administrativa da instituição.

Veja aqui a publicação na versão eletrônica do Diário Oficial do Estado

Leia +

Salvador | CUT-BA manifesta preocupação com crise do Hospital Espanhol

Governador Jaques Wagner joga com habilidade política e decreta de utilidade pública Hospital Espanhol

Salvador | MP media reunião sobre situação de pacientes do Hospital Espanhol

Prefeitura de Salvador presta contas sobre Hospital Espanhol

Deputado Carlos Gaban pede ao Governo da Bahia intervenção imediata no Hospital Espanhol

Salvador | Vereador Hilton Coelho denuncia que trabalhadores estão pagando por uma crise que não causaram no Hospital Espanhol

Confira reportagem do Jornal A Tarde

Hospital Espanhol fecha e Salvador perde 270 leitos

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]