‘Gonzaga – Da Nascente à Foz’ circula por cidades do norte da Bahia

Cartaz e cenas da peça teatral "Gonzaga – Da Nascente à Foz".
Cartaz e cenas da peça teatral "Gonzaga – Da Nascente à Foz".
Cartaz e cenas da peça teatral "Gonzaga – Da Nascente à Foz".
Cartaz e cenas da peça teatral “Gonzaga – Da Nascente à Foz”.

Valorizando a cultura nordestina e o patrimônio imaterial sertanejo, o espetáculo Gonzaga – Da Nascente a Foz circula pelas cidades de Glória, no território de Itaparica BA/PE, e Jeremoabo e Santa Brígida, no Semiárido Nordeste II, no norte da Bahia, neste mês de setembro, em apresentações gratuitas. Apoiado pelo edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o projeto, oriundo de Paulo Afonso e realizado pela Jarô Produções & Entretenimento, apresenta peça musical inspirada nas influências do rei do baião, Luiz Gonzaga, e do Velho Chico, o Rio São Francisco, sobre a formação sociocultural dos ribeirinhos da região. Trata-se de uma homenagem a esta população, com cenas de um Nordeste místico, alegre, religioso e abrasador: imagens, textos e ações talhados pelo tempo e amarelados em tons de sertão.

Os artistas reavivam mitos, religiosidades, crenças, costumes, símbolos e signos presentes na história forte e persistente da gente sertaneja, pesquisada desde 2011 pelo grupo artístico, que viajou em paus-de-arara por algumas cidades da Bacia do São Francisco coletando inspirações. A montagem é escrita e dirigida por Jackson Cavalcante, que também integra o elenco com Aline Cordeiro, Ingrid Santos, Maurício Mendes, Romildo Alves, Tallita Weslayne e Luanderson Pereira.

Em janeiro/fevereiro deste ano, Gonzaga – Da Nascente à Foz já havia feito circulação por cidades ribeirinhas do Rio São Francisco (Juazeiro, Sento Sé, Xique-Xique, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Paulo Afonso), com apoio do Edital Setorial de Teatro 2013, também da FUNCEB/SecultBA.

Sobre o Calendário das Artes – Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Concedendo prêmios de até R$ 13 mil, abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. O certame se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, incluindo premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si. Lançado em 2012, o Calendário das Artes, somando as suas cinco Chamadas já concluídas, disponibilizou um total de R$ 3,016 milhões para a execução de 233 projetos, selecionados dentre um total de 4230 inscritos, e oriundos de 99 municípios, contemplando todos os 27 Territórios de Identidade do estado. Ainda serão anunciados os resultados da 2ª Chamada de 2014, que encerrou inscrições no último dia 27 de agosto. Mais informações em www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

Agenda

Gonzaga – Da Nascente à Foz

SANTA BRIGIDA: 13/9 (sábado), 19h, no Clube Hélio Alves, na Praça do Mercado

GLÓRIA: 14/9 (domingo), 18h, na Praça do Centro Diocesano

JEREMOABO: 26/9 (sexta), 19h, na Praça do Forró

Quanto: Gratuito

Informações: (75) 8811-6253 – Romildo Alves

www.gonzagadanascenteafoz.blogspot.com.br

Realização: JaRô Produções & Entretenimento

Apoio: FUNCEB/ SecultBA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.