

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está realizando nesta semana, em Feira de Santana, uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. Até sexta-feira (12/09/2014), as pessoas interessadas podem realizar o cadastro na unidade de coleta e transfusão, situada ao lado da Emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), das 8h às 17h.
No cadastramento, o candidato preenche um formulário com dados cadastrais, é informado sobre os procedimentos no caso de ser chamado a efetuar a doação, e faz a coleta de 4 ml de sangue para o exame de HLA (histocompatibilidade). O registro realizado vai para o banco de medula óssea nacional, o REDOME.
A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) chama a atenção das pessoas para a importância deste gesto. “O transplante de medula óssea pode salvar vidas! Ele permite a cura de muitas doenças, a exemplo de leucemias, linfomas e alguns tipos de anemia. Em alguns casos, pode ser o único tratamento eficaz para a cura do paciente. Por isso, aqueles que podem e têm interesse em realizar a doação, procurem a unidade de coleta e transfusão e realizem este ato de solidariedade”, declara a parlamentar, profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa.
A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa saudável e com idade compreendida entre 18 e 55 anos. Vale salientar que o cadastramento é feito apenas uma vez e o doador deve manter seu registro atualizado sempre que possível. Mais informações em www.hemoba.ba.gov.br.