Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia realiza campanha para cadastro de medula óssea

Campanha de doação de medula óssea.
Campanha de doação de medula óssea.
Campanha de doação de medula óssea.
Campanha de doação de medula óssea.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está realizando nesta semana, em Feira de Santana, uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. Até sexta-feira (12/09/2014), as pessoas interessadas podem realizar o cadastro na unidade de coleta e transfusão, situada ao lado da Emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), das 8h às 17h.

No cadastramento, o candidato preenche um formulário com dados cadastrais, é informado sobre os procedimentos no caso de ser chamado a efetuar a doação, e faz a coleta de 4 ml de sangue para o exame de HLA (histocompatibilidade). O registro realizado vai para o banco de medula óssea nacional, o REDOME.

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) chama a atenção das pessoas para a importância deste gesto. “O transplante de medula óssea pode salvar vidas! Ele permite a cura de muitas doenças, a exemplo de leucemias, linfomas e alguns tipos de anemia. Em alguns casos, pode ser o único tratamento eficaz para a cura do paciente. Por isso, aqueles que podem e têm interesse em realizar a doação, procurem a unidade de coleta e transfusão e realizem este ato de solidariedade”, declara a parlamentar, profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa.

A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa saudável e com idade compreendida entre 18 e 55 anos. Vale salientar que o cadastramento é feito apenas uma vez e o doador deve manter seu registro atualizado sempre que possível. Mais informações em www.hemoba.ba.gov.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120613 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.