Festival Gastronômico é lançado em Feira de Santana

Prato japonês servido no Behrmann Bar.
Prato japonês servido no Behrmann Bar.
Vitor Behrmann apoia iniciativa.
Vitor Behrmann apoia iniciativa.
Behrmann Bar, em Feira de Santana, participa do festival.
Behrmann Bar, em Feira de Santana, participa do festival.
Prato japonês servido no Behrmann Bar.
Prato japonês servido no Behrmann Bar.

O I Festival Gastronômico Sons e Sabores Caminhos do Sertão, que será realizado entre os dias 7 e 14 de setembro de 2014, em 24 bares e restaurantes de Feira de Santana, foi lançado na noite desta quarta-feira, 27, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs).

No local, os convidados puderam degustar um cardápio feito especialmente para quem aprecia a boa comida sertaneja, a exemplo de escondidinho de carne seca, farofa de carne do sol com banana e mingau de tapioca. A noite teve ainda palestra do Chef de Cozinha, Marcelo Ferreira, que falou sobre a “Diversidade Gastronômica e Cultural do Sertão”.

Durante o festival, os bares e restaurantes vão oferecer pratos especiais para seus clientes, com cardápios valorizando ingredientes típicos do sertão baiano. Os preços variam de até R$ 24,90 para prato de petisco até R$ 44,90 para prato principal (que serve duas pessoas). O festival também vai desenvolver ações na Exposição Agropecuária de Feira de Santana (ExpoFeira), que acontece no mesmo período, no Parque de Exposições João Martins da Silva. Entre elas estão a apresentação de grupos culturais regionais e exposição de artesanatos de 15 municípios da região, nos espaços Caminho da Roça e Ilha do Artesanato.

“Nós queremos mostrar que a culinária de Feira de Santana é rica e diversificada. A proposta do festival, além de aguçar o paladar, é trazer o resgate de manifestações culturais através de música e apresentações de cunho folclórico, valorizando o conceito de produção associada ao turismo”, explicou a técnica do Sebrae e organizadora do evento, Lúcia Leite.

André Hilton Santana, proprietário do bar e pizzaria “Água de Bebê”, acredita que o Festival é uma excelente iniciativa a serviço do desenvolvimento da cidade. “Quando eu aceito participar desse evento, eu assino embaixo em duas questões: a primeira, é que eu valorizo a gastronomia local. A segunda, que eu ajudo no desenvolvimento de Feira. Precisamos implantar a cultura da boa gastronomia entre os feirenses e, também, em nossos visitantes. O Festival é uma excelente oportunidade para isso acontecer”, afirma.

Para o gerente do Sebrae Feira de Santana, Isailton Reis, o festival traz a oportunidade de desenvolver a competitividade dos pequenos negócios no município. “Nossa cidade tem uma enorme diversidade gastronômica e vamos mostrar isso, oportunizando aos moradores e visitantes experimentarem pratos deliciosos a um custo acessível. Ao mesmo tempo, vamos promover essa competitividade nos negócios, já que são 24 bares e restaurantes que aderiram”, disse.

Esta ação está inserida no projeto Economia Criativa e Turismo Caminhos do Sertão, do Sebrae. O evento conta com a parceria do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana (Sindfeira), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), prefeitura municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), e TV Subaé.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112657 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]