Feira de Santana tem cerca de 50 mil árvores

Árvores na Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana.
Árvores na Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana.
Árvores na Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana.

Estima-se que nos quintais das casas de Feira de Santana estejam 25% das árvores do município. Pelas contas do Departamento de Áreas Verdes é mais de 45 mil a quantidade de árvores plantadas nas áreas públicas feirenses. Ou seja: mais de dez mil árvores estão em áreas privadas – neste caso há predomínio das frutíferas. A cidade, então, tem mais de 55 mil árvores de 80 espécies diferentes. No dia 21 é comemorado o Dia da Árvore.

As árvores oferecem mais do que sombra. Humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, atuam como filtros naturais, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, reduzem a poluição sonora, diminuem a temperatura ambiente, melhoram a qualidade do ar e fazem sombra para os cidadãos – sob elas a temperatura é de três a quatro graus menor do que onde não existem árvores.

Até recentemente a espécie fícus representava mais de 40% das árvores da cidade, principalmente as plantadas pelos moradores nos seus passeios – agora caiu para cerca de 30%, de acordo com o DAV. Optou-se pelo plantio de nativas. Para o diretor do DAV, Deodato Peixinho, os números devem ser comemorados. “Em 18 meses plantamos mais de três mil árvores”.  E a meta é chegar ao final deste mandato com dez mil unidades embelezando e colaborando para melhorar a qualidade de vida dos moradores do município.

Na opinião dele duas árvores simbolizam todas as espécies no município: um da espécie conhecida popularmente como “chorona”, localizada na praça Padre Ovídio, que é a mais frondosa do município, com mais de 30 metros de diâmetro de sombreamento, e uma “gonçalo”, plantada no Campo do Gado Novo, que tem aproximadamente 25 metros de altura.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cobertura ideal de área verde por habitante seria 12 a 15 metros quadrados. Em 2002, Feira tinha cerca de 7,5 metros. Mas, diz o diretor, este espaço aumentou nos últimos anos. Principalmente com as criações dos dois parques – o Frei José Monteiro Sobrinho, na zona sul, e o Erivaldo Cerqueira, na zona norte, onde foram plantadas centenas de árvores. “Seguramente chegamos à média de 9 metros quadrados”. No estoque do DAV mais de 800 árvores estão classificadas para serem plantadas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]