Escritora e ilustrador da Adonis participam de Congresso sobre Educação Moral, em Feira de Santana

Obras da editora Adonis são lançadas durante Congresso Baiano em Educação Moral.

Obras da editora Adonis são lançadas durante Congresso Baiano em Educação Moral.

Luciene Tognetta e Paulo R. Massserani são destaques em uma das mesas de discussão do COBEM.

Luciene Tognetta e Paulo R. Massserani são destaques em uma das mesas de discussão do COBEM.

Levando ao centro dos debates a questão da Educação Moral na escola, durante os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2014 a cidade de Feira de Santana/BA recebe o I COBEM – Congresso Baiano em Educação Moral. Com o tema “A convivência na escola de hoje: um desafio!”, a violência na escola será abordada em uma programação que conta com a participação de especialistas no assunto compartilhando conhecimentos e experiências a fim de encontrar caminhos e questionamentos para repensar as relações interpessoais.  Luciene Tognetta e o ilustrador Paulo R. Masserani marcam presença em uma das mesas de discussão no sábado, dia 27, às 9h, com um bate-papo sobre a literatura infantil e os trabalhos de convivência na escola.

Atualmente educar para a convivência respeitosa apresenta-se como um desafio. Diante de um contexto de pesquisas que se comprova a importância do trabalho da afetividade na escola, o objetivo do Congresso, que tem a escritora da Adonis como uma de suas organizadoras, é repensar e reestruturar a educação oferecida nas escolas, diante do quadro sócio-educativo contemporâneo.

Luciene, participará de diversas palestras e mesas redondas sobre o tema em destaque, porém é ao lado do ilustrador americanense Paulo R. Masserani, que apresentará ao público a importância da literatura infantil, mais especificamente tendo como base sua experiência na publicação de livros, que tratam de autoconhecimento e conhecimento do outro, tão necessárias para a convivência na escola. “Em 2009 decidi transformar em literatura infantil aquilo que é de fato os indicadores com o trabalho com afetividade na escola. Publicamos uma coleção de 3 livros infantis (Coleção Falando de Sentimentos – Ed. Adonis) que falam sobre o tema pensando na formação de personalidades éticas e como se chegar a ela”, explica a escritora.

Durante a programação do COBEM, no dia 26, a Adonis lançará os livros Enrola, enrola até fazer uma bola (Luciene Togneta), que trata sobre dificuldades de tomar decisões, fazer escolhas e assumir compromissos, levando o leitor a refletir sobre os conflitos diários na relação com os outros, e a obra Esses adolescentes de hoje… (Org. Luciene Tognetta e Vanessa Fagionatto Vicentin), que aborda a importância da escola na formação ética de seus alunos.

O Congresso é destinado a pesquisadores e docentes, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de Psicologia, Educação e áreas afins, além, é claro, de interessados no tema.

O evento tem coordenação geral da escritora da Adonis, Luciene Regina Paulino Tognetta e Telma Vinha, ambas membro do Grupo de Estudos em Educação Moral da Unesp/Unicamp (GEPEM) e coordenação local de Gabriela Ramos de Azevedo e Isabella Carvalho Saback, do espaço Reconstruir.

O COBEM conta ainda com oficinas, mini-cursos, palestras e mesas redondas. Mais informações sobre o evento encontram-se no site:

Agenda

COBEM – Congresso Baiano em Educação Moral

Dias 25, 26 e 27 de setembro

Local: Centro de Convenções do Hotel IBIS

Rua Cel Jose Pinto dos Santos, 700 – São João

Feira de Santana

Dia 26 de setembro, às 15h

Lançamento dos livros Esses adolescentes de hoje… e Enrola, enrola até fazer uma bola

Dia 27 de setembro, às 8h30

Bate-papo: A literatura infantil e os trabalhos com a convivência na escola

Participação de Paulo Masserani e Luciene Tognetta

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Escritora e ilustrador da Adonis participam de Congresso sobre Educação Moral, em Feira de Santana"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*