Em Salvador, Ministro da Ciência e Tecnologia abre debate no XIII Seminário Internacional da RII

Clelio Campolina participa de evento em Salvador.
Clelio Campolina participa de evento em Salvador.
Clelio Campolina participa de evento em Salvador.
Clelio Campolina participa de evento em Salvador.

O papel da Ciência e Tecnologia no processo de Desenvolvimento será tema da conferência de abertura do XIII Seminário Internacional da Rede Iberoamericana de Investigadores (RII), a ser apresentada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, na próxima segunda-feira (01/09/2014), às 11h. O evento conta ainda com as conferências Gobernanza Neoliberal, Financiarización y Matamorfosis Urbana en América Latina (Dr. Carlos de Matos/Pontifícia Universiade do Chile), Los Territorios en la Crisis (Drª Inmaculada Caravaca/Universidade de Sevilla-ESP) e América Latina: el Nuevo Patrón Exportador Produciva y el Territorio (Dr. Jaime Osório/Universidade Autónoma Metropolitana-MEX). O seminário acontece de 1º a 4 de setembro, no Bahia Othon Palace Hotel (Av. Oceânica, 591, Ondina, Salvador-Ba). A programação completa pode ser conferida no site www.rii.sei.ba.gov.br/programacao.

Ao todo, foram selecionados para apresentação no seminário 180 trabalhos de pesquisas em seis eixos temáticos: “Sistemas locais de produção, redes de inovação e desenvolvimento regional”, “Desigualdades sócio-territoriais e globalização”, “Desenvolvimento territorial política e participação”, “Alterações urbanas e metropolitanas”, “Dinâmica da produção e transformação territorial” e “Cidades intermediárias: mudanças e perspectivas”.

O acesso para as conferências é livre, mas, para participar das mesas temáticas é necessário efetuar a inscrição no site www.rii.ufba.br, no valor de R$ 300,00. As inscrições estão abertas até sexta-feira (29), ao meio dia. Durante o evento, a inscrição só será efetuada com pagamento em dinheiro.

Organizado localmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan); Centro de Recursos Humanos (CRH), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Curso de Mestrado em Economia, esses pertencentes à Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Católica do Salvador (UCSAL); e Instituto de Pesquisas Sociais Econômicas e Ambientais (InP), o XIII Seminário abordará os temas que emergiram das discussões e avaliações em reuniões anteriores.

Sobre a Rede:

A Red de Investigadores Iberoamericanos (RII) foi criada em 1994 por um grupo de pesquisadores de reconhecida trajetória nos estudos de temáticas urbanas e regionais. Desde então, o número de acadêmicos que participa de suas atividades tem aumentado significativamente, contribuindo para a consolidação de um espaço de análise e debates interdisciplinares acerca dos processos territoriais vinculados à globalização e seus aspectos econômicos, sociais, político-institucionais, entre outros.

Até o momento, foram realizados onze seminários internacionais: Pereira (Colômbia, 1994); Santiago (Chile, 1995); La Rábida (Espanha, 1996); Bogotá (Colômbia, 1998); Toluca (México, 1999); Rosario (Argentina, 2001); Camagüey (Cuba, 2002); Rio de Janeiro (Brasil, 2004); Bahía Blanca (Argentina, 2006); Querétaro (México, 2008); Mendoza (Argentina, 2010); e, mais recentemente, na cidade de Belo Horizonte (Brasil), de 1 a 4 de outubro de 2012. O próximo seminário será realizado em Salvador, Bahia, Brasil, entre os dias 1 a 4 de setembro de 2013.

Como parte da RII, um grupo de editores de revistas acadêmicas especializadas nos temas da globalização e do território estruturou a Red Internacional de Editores (RIER), que promoveu cinco oficinas de trabalho, paralelas aos seminários realizados no Río de Janeiro(2004), Bahía Blanca (2006), Querétaro (2008), Mendoza (2010) e Belo Horizonte (2012).

Também no âmbito da RII, ocorreram Encontros de Pós-graduação, iniciados em 1996 e formalizados, em 2003, com a criação da Red Iberoamericana de Postgrado sobre Políticas e Estudios Territoriales (RIPPET).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]ornalgrandebahia.com.br.