Eleições 2014: Pesquisa Datafolha aponta liderança de Dilma Rousseff com 37% das intenções de voto para presidente da República, Marina Silva pontua em segundo lugar com 30% e Aécio Neves oscila a 17%

Dilma Rousseff lidera nas cinco regiões do Brasil.
Dilma Rousseff lidera nas cinco regiões do Brasil.

Pesquisa divulgada, na madrugada desta sexta-feira (19/09/2014), pelo Datafolha mostra que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ampliou sua vantagem no primeiro turno da eleição sobre Marina Silva (PSB). Dilma oscilou para 37% ante 36% na pesquisa anterior, enquanto Marina recuou para 30%, ante 33% no levantamento anterior. Aécio Neves (PSDB) oscilou para 17%, ante 15% na pesquisa anterior.

O resultado aponta que Dilma Rousseff lidera nas cinco regiões do Brasil.

Outro ponto é que a diferença entre Marina e Aécio, que chegou a 20 pontos no início de setembro, agora caiu para 13 pontos.

A rejeição a Marina, de 22%, superou a de Aécio, 21%, segundo os dados divulgados pelo Datafolha. Há um mês, a rejeição a Marina estava em 11%.

No caso de um segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora teria 46% contra 44% da petista, em empate técnico. No levantamento anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.

O levantamento do Datafolha foi feito entre os dias 17 e 18 de setembro, sendo consultadas 5.340 pessoas, a pedido da Folha de S. Paulo e da TV Globo.  A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.

Sobre dados de registro da pesquisa

Número do protocolo: BR-00665/2014

Data de registro: 13/09/2014

Data de divulgação: 18/09/2014

Empresa contratada: DATAFOLHA INSTITUTO DE PESQUISAS LTDA.

Eleição: Eleições Gerais 2014

Cargo(s): Presidente

Abrangência: BRASIL

Contratante: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.

Origem dos recursos: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.

Pagante do trabalho: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.

Valor (R$): 266.200,00

Estatístico responsável: Renata Nunes César

Registro do estatístico no CONRE: 72.49A

Registro da empresa no CONRE: J3053

Data de início: 17/09/14 Data de término: 18/09/14 Entrevistados: 5362

Metodologia de pesquisa: Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário eletrônico estruturado e abordagem pessoal em pontos de abordagem populacional. O conjunto do eleitorado brasileiro com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Universo: Eleitorado brasileiro, com 16 anos ou mais. Técnica de amostragem: A amostra é estratificada por região geográfica, Unidade da Federação, porte dos municípios e natureza (capital, outros municípios da região metropolitana ou interior) dos municípios. Em cada estrato, num primeiro estágio, são sorteados os municípios que farão parte do levantamento. Num segundo estágio, são sorteados os bairros e pontos de abordagem onde serão aplicadas as entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária. Nessa amostra, os tamanhos dos estratos foram desproporcionalizados para permitir detalhamento das unidades da federação e suas capitais PR e RS. Os dados utilizados para definição e seleção da amostra são baseados no TSE (eleitorado julho 2014) e IBGE (Censo 2010 e Estimativas 2014). A amostra prevista é de 5.362 questionários. Os dados relativos a sexo e faixa etária são: Sexo masculino: 48%, feminino: 52%, 16 a 24 anos 16%, 25 a 34 anos 23%, 35 a 44 anos 20%, 45 a 59 anos 24% e 60 anos ou mais 17%. Ponderação dos resultados: No processamento dos dados é realizada ponderação referente à proporção de cada cidade na amostra para correta representação das regiões. Está prevista a eventual ponderação para correção nos tamanhos dos segmentos das variáveis sexo e faixa etária. Para as variáveis grau de instrução e nível econômico do entrevistado (renda familiar mensal), o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). Área física: Serão realizadas entrevistas em 267 municípios, localizados nas seguintes unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Margem de Erro: A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Os pesquisadores envolvidos na realização desta pesquisa são treinados pelo Instituto e recebem instruções específicas para cada projeto realizado. A maior parte da coleta será feita com a utilização de tablet e questionário eletrônico. São checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é verificado e codificado. Antes do processamento final e emissão dos resultados, realiza-se processo de consistência dos dados.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A relação completa dos municípios e bairros pesquisados será encaminhada a esse tribunal posteriormente, até o sétimo dia seguinte à data de registro da pesquisa, conforme a Resolução 23.400/2013 do TSE, no art.2º §5º .

Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): Questionário registro Brasil.pdf 

Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

*Com informações do Valor Econômico.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]