Eleições 2014 – Bahia | Democratas comemoram pesquisa Sensus e petistas colocam sob dúvida resultados

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Paulo Souto comemora resultado da pesquisa Sensus.
Paulo Souto comemora resultado da pesquisa Sensus.
Paulo Souto comemora resultado da pesquisa Sensus.
Paulo Souto comemora resultado da pesquisa Sensus.

Paulo Souto comemora resultado da pesquisa Sensus

A pesquisa eleitoral do Instituto Sensus, divulgada pela TV Aratu, na noite desta quinta-feira (04/09/2014), confirma a tendência de vitória do candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, no primeiro turno. Com 43%, Souto aparece com quase o triplo das intenções de voto do adversário petista Rui Costa, que teve 16%. E mais de quatro vezes mais que os 9% de Lídice da Mata. O somatório dos outros três oponentes atingiu 3% no levantamento. Brancos, nulos e indecisos: 28%.

Se a eleição fosse hoje, Paulo Souto teria 60% dos votos válidos contra 40% do total de todos os adversários. “A pesquisa Sensus/TV Aratu está de acordo com o que temos percebido nas ruas de toda a Bahia. É indiscutível a existência de um forte sentimento de mudança do povo baiano. E os números de todas as pesquisas realizadas até agora indicam que a grande maioria deposita confiança em mim para liderar as transformações necessárias à construção de um futuro melhor para a nossa gente”, comentou Souto.

PT levanta suspeitas sobre Pesquisa Sensus

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, mostrou desconfiança total em relação à pesquisa do Instituto Sensus, cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela TV Aratu, dizendo que a consulta é “no mínimo suspeita”. O petista estranhou o fato de não terem sido divulgados os números da corrida presidencial na Bahia e o resultado das intenções de voto para governo com apoio das lideranças nacionais, a exemplo do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, de Marina Silva e de Aécio Neves. Outro ponto que o petista achou estranho foi o fato de o Grupo A Tarde e o Grupo Metrópole, que são parceiros da emissora no projeto Vota Bahia se recusarem – “por desconfiança de erro” – a divulgar o resultado da pesquisa.

“Tem alguma coisa errada aí. Espero que não seja qualquer tentativa de fraude porque os números que temos internamente são bem mais positivos para Rui. Com toda a certeza, todos os fatos serão esclarecidos de forma transparente o mais rapidamente possível”, comentou. E, para aumentar o grau de desconfiança em relação aos números, ele alfineta: “Nos bastidores, corre a notícia de que o primeiro a saber do resultado na Bahia foi o candidato ao senado Geddel Vieira Lima. Será que isso é verdade? Minha fonte é segura”, provocou Anunciação.

Confira dados da pesquisa 

Segundo o levantamento, contratado pela TV Aratu, Paulo Souto tem 43% das intenções de voto, contra 16% de Rui Costa (PT) e 10% de Lídice da Mata (PSB).

Os candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) e Rogério da Luz (PRTB) somaram 3% das intenções de voto.

Votos em branco, nulos e eleitores indecisos perfizeram 28% do eleitorado.

O levantamento ouviu mil eleitores entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro em 56 municípios baianos.

A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia com o número BA-00014/2014.

Senado

A pesquisa ainda consultou eleitores baianos sobre a disputa para o Senado. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) lidera com 32% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece o vice-governador Otto Alencar (PSD), candidato apoiado pelo governador Jaques Wagner (PT), com 18%.

A ex-corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Eliana Calmon (PSB) soma 4% das intenções de voto. Hamilton Assis (PSOL) marca 3%, enquanto Adson Gomes (PEN) tem 2%.

Brancos, nulos e indecisos chegam a 41% dos eleitores ouvidos na pesquisa.

*Com informações do Jornal Folha de São Paulo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112895 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]