Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 06 de setembro de 2014

A restauratrice Ana Lybia Sampaio e seu marido Gladson Santana.
A restauratrice Ana Lybia Sampaio e seu marido Gladson Santana.
A restauratrice Ana Lybia Sampaio e seu marido Gladson Santana.
A restauratrice Ana Lybia Sampaio e seu marido Gladson Santana.

Camila VasconcelosCooperação acadêmica com Cuba 

A Universidade Estadual de Feira de Santana e o Instituto Superior de Tecnologia Y Ciencias Aplicadas (Instec), de Cuba, firmaram um acordo de cooperação acadêmica, na quinta-feira ultima, oportunidade em que um documento foi assinado  pelo reitor em exercício da Uefs, Genival Corrêa, e pela reitora do Instec, Bárbara Idalmis Garea Moreda.

Nos primeiros cinco anos, o acordo de cooperação viabilizará atividades entre as instituições como visitas e intercâmbios de professores, estudantes e técnicos administrativos. Está previsto o envolvimento de cursos de diferentes níveis e categorias, organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais, assessoria técnica, além de cursos e disciplinas compartilhadas. De acordo com o professor Genival Corrêa, a produção do conhecimento passa, também, pela compreensão de outras culturas e pontos de vista diferentes.  A reitora Bárbara Garea fez referencia a semelhantes étnicas e culturais entre a Bahia e Cuba.

Fora da medicina

O Ministério da Educação anunciou na quinta-feira ultima, os 39 municípios selecionados para receber cursos de medicina. São cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos. Elas estão localizadas em 11 estados – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – de quatro regiões do país. Os municípios baianos são: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. Feira de Santana, ficou fora desta seleção do governo federal para mais um curso de medicina.

Centro de Lojistica Atacadista

Através de decreto assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho foi autorizado o consórcio formado pelas empresas Construtora Marquise S/A, Assist Consultores Associados e BDG Construtora Ltda a realizar estudos de viabilidade para a construção, operação e manutenção do Centro de Logística e Ceasa Atacadista do Município de Feira de Santana dentro de um  projeto de Parceria Público-Privada (PPP). O prazo para elaboração dos estudos é de 180 dias, seis meses.

Livro Eme

Escrito  por Jose Francisco Brandão de Freitas, o livro “Eme Portugal: O Mito Social Feirense”, será lançado em noite de autógrafos no dia 14 de novembro, no Casarão Fróes da Motta, em ação promocional da Fundação Senhor dos Passos. Esta é a segunda obra do escritor feirense em questão, pois o primeiro foi “Reminiscências de Feira de Santana”, lançado em 2013. A publicação versa sobre a vida de Manoel Martins Portugal, como cronista social em Feira de Santana, que usava o nome de  Eme Portugal  assinando a coluna “Sociedade”, no jornal “Folha do Norte”, quando evidenciou o desenvolvimento social nos anos 50 a 70.

Sebrae na Expofeira

Os empreendedores que passarem pela 39ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (ExpoFeira), que acontece de amanhã até 14 de setembro próximo, terão a oportunidade de se capacitar e fechar novos negócios. O Sebrae apresenta, durante o evento, o espaço Caminhos da Agropecuária, onde haverá uma extensa programação voltada para micro e pequenas empresas da região. Segundo o gerente regional do Sebrae Feira de Santana, Isailton Reis, o espaço pode ser considerado uma vitrine de novos negócios.

“Nós iremos contribuir para a articulação dos diversos elos das cadeias produtivas, gerando oportunidades de negócios, além de possibilitar a troca de informações e intercâmbio de novas tecnologias”, afirma. A vasta programação no espaço inclui oficinas, palestras e cursos direcionados, principalmente, a empreendedores do campo. Os empresários poderão participar também das tradicionais Rodadas de Negócio, organizadas pelo Sebrae, que vai oferecer ainda atendimento empresarial no local.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3065 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]