Circuito Baiano de Tênis de Mesa incentiva o lazer, a prática esportiva e a preservação ambiental; Evento ocorre em Salvador, Santo Amaro, Feira de Santana e Vitória da Conquista

Circuito Baiano de Tênis de Mesa ocorre na capital e interior.
Circuito Baiano de Tênis de Mesa ocorre na capital e interior.

O tênis de mesa, popularmente conhecido como ping-pong, será destaque neste domingo (14/08/2014), na praça do Campo Grande, em Salvador, das 8h às 13h. É que a Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM)  vai promover, com apoio do Ministério do Esporte, o Circuito Baiano de Maratonas Populares de Tênis de Mesa. Com estrutura montada em frente ao Teatro Castro Alves, o evento, aberto ao público, deve receber cerca de 1.500 pessoas para conhecer mais sobre o esporte, arriscar algumas manobras, participar das ações de saúde coletiva, conferir palestras interativas ou mesmo observar as disputas. Também participam do Circuito cerca de 15 atletas de alto rendimento de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana, além de instrutores, que darão todo apoio aos participantes amadores.

De acordo com o presidente da FBTM, Paulo Carneiro, o Circuito Baiano tem o objetivo de promover entretenimento para a população, por meio do esporte, além de fomentar e interiorizar o tênis de mesa no interior do estado. Além de Salvador, que terá duas etapas, o evento passará por cidades como Santo Amaro, Feira de Santana e Vitória Conquista. “Eventos esportivos servem para que as pessoas percebam a importância do esporte e de como elas podem ter uma vida saudável a partir dele, por isso é importante a implementação de políticas inclusivas que envolvam a prática esportiva. O tênis de mesa, além de ser um esporte de lazer, também serve como elemento de integração ao promover jogos em praças públicas baianas, estimulando a participarão de vários públicos, como crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência”, destaca.

Com foco na sustentabilidade, as maratonas populares trazem a questão ambiental, estimulando nos participantes a conscientização sobre o impacto dos serviços que causem prejuízo ao meio ambiente. “Entendemos que a preservação ambiental é um dever de todos, por isso sensibilizamos o público para as questões ambientais e o respeito ao meio ambiente. Ao final do evento, vamos promover uma grande ação para recolher todo o resíduo produzido e encaminhá-lo para reciclagem. Além de disseminar boas práticas ambientais, doamos resultado financeiro para algumas entidades nas cidades onde ocorrerão as maratonas”, adianta Paulo Carneiro.

Palestras interativas – Entre as palestras interativas, que ocorrerão simultâneas ao evento esportivo, dois temas ganham destaque: Como evitar o uso de drogas através dos esportes, que será proferida pelo professor Wanderby Júnior, e Nutrição e alimentação saudável para atletas, com o professor Ronival Andrade, todas gratuitas.

Tênis de mesa ou Ping-pong? O tênis de mesa é um dos esportes mais populares do mundo. Surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX, possuía vários nomes, entre eles a palavra “ping-pong”, batizada pelo maratonista aposentado James Gibb, ao ouvir o barulho das bolinhas batendo em raquetes ocas. Desde então, o termo se tornou o mais conhecido do esporte até os dias de hoje. Em 1921, os adeptos ao esporte decidiram fundar uma associação para registrar as regras oficiais do esporte no País de Gales, quando foram impedidos, pois “ping-pong” já era uma marca registrada. Assim, estabeleceram a nomenclatura “tênis de mesa”, e o termo “ping pong” atualmente é utilizado para fins recreativos. As regras inglesas foram aceitas internacionalmente. Em 1988, o tênis de mesa tornou-se esporte olímpico.

Próximos eventos do Circuito Baiano de Maratonas Populares de Tênis de Mesa:

·         Maratona Popular de Tênis de Mesa de Salvador (1ª Etapa) – 14 de setembro de 2014, das 8h às 13h;

·         Maratona Popular de Tênis de Mesa de Santo Amaro – 12 de outubro de 2014, das 8h às 13h;

·         Maratona Popular de Tênis de Mesa de Feira de Santana – 19 de outubro de 2014, das 8h às 13h;

·         Maratona Popular de Tênis de Mesa de Vitória da Conquista – 16 de novembro de 2014, das 8h às 13h;

·         Maratona Popular de Tênis de Mesa de Salvador (2ª Etapa) – 30 de novembro de 2014, das 8h às 13h.

Serviço  

O que: Circuito Baiano de Maratonas Populares de Tênis de Mesa
Quando: domingo (14 de setembro)
Onde: Praça do Campo Grande, em Salvador (em frente ao Teatro Castro Alves)
Horário: das 8h às 13h
Informações: No site www.fbtm.com.br

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108908 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]