Câmara comemora 181 anos de emancipação política de Feira de Santana

Câmara comemora 181 anos de emancipação política de Feira de Santana.
Câmara comemora 181 anos de emancipação política de Feira de Santana.
Câmara comemora 181 anos de emancipação política de Feira de Santana.
Câmara comemora 181 anos de emancipação política de Feira de Santana.
Carlos Melo palestra sobre história de Feira de Santana.
Carlos Melo palestra sobre história de Feira de Santana.

A Casa da Cidadania, na tarde desta quinta-feira (18/09/2014), realizou sessão solene pela passagem dos 181 anos de emancipação política de Feira de Santana. O evento contou com palestra do historiador, Carlos Alberto Almeida Melo, que fez um breve relato da história do município desde o período em que Feira de Santana ainda era distrito de Cachoeira.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo feirense, vereador Justiniano França, que compôs a mesa juntamente com o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho; o arcebispo Dom Itamar Vian; o deputado estadual Colbert Martins da Silva; o palestrante Carlos Alberto Almeida Melo e o procurador geral do Município, Cleudson Santos Almeida.

O historiador Carlos Melo relatou passagens da história de Feira de Santana e discorreu sobre a importância de se buscar fatos memoriais do município.

“Algumas vezes não encontramos a verdade e precisamos consertar os equívocos históricos”, ressaltou. Em sua explanação, foram destacados os embates políticos estabelecidos na instalação da sede do município; a construção da Câmara de Vereadores; o trabalho da Sociedade Monte Pio que, segundo o palestrante, prestava serviços sociais pioneiros no Brasil; além de outros fatos marcantes da história de Feira de Santana, a exemplo do enforcamento de Lucas Evangelista.

O vereador Welligton Andrade saudou todos os presentes e destacou a magnitude daqueles que trabalham diariamente por um município melhor. “Quero falar dos feirenses que compõem esta cidade; quero falar das pessoas simples que trabalham no Centro de Abastecimento; dos camelôs; os pequenos comerciantes; os professores, que dividem seu saber; dos motoristas, que transportam o progresso de Feira; dos artistas da terra, que cantam em verso e prosa a nossa Princesa do Sertão. Também o pequeno produtor, que sofre com a seca, mas não desiste; os líderes comunitários que tentam levar melhores dias para sua comunidade”, enumerou.

Em seguida, o prefeito José Ronaldo entregou uma placa em agradecimento ao palestrante Carlos Melo. A sessão comemorativa também foi prestigiada pela imprensa, representantes políticos, militares, eclesiásticos e pessoas da comunidade, que lotaram o plenário e a galeria da Casa Legislativa.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112630 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]