Biografia do fotógrafo baiano Evandro Teixeira é lançada em Salvador

Capa do livro "Um certo olhar".
Capa do livro "Um certo olhar".
Capa do livro "Um certo olhar".
Capa do livro “Um certo olhar”.

Um dos maiores fotojornalistas brasileiros, o baiano Evandro Teixeira, lança em Salvador, em 5 de setembro de 2014, às 19h, na Livraria Cultura, do Salvador Shopping, a sua biografia “Evandro Teixeira – Um Certo Olhar”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da jornalista também baiana  Silvana Costa Moreira. Biógrafa e biografado estarão presentes para autografar e contar sobre a experiência para o público. Em “Evandro Teixeira – Um Certo Olhar”, que sai pela Editora 7Letras, do Rio de Janeiro, estão algumas das principais fotografias publicadas por Evandro ao longo da carreira, histórias engraçadas e dramáticas de suas aventuras fotográficas e depoimentos de nomes como Ziraldo, Moraes Moreira, Alberto Dines, Sergio Cabral (pai), Vladimir Palmeira, Ancelmo Góis e Sebastião Salgado que declara sobre o colega de profissão : “para mim não há nada mais brasileiro do que a fotografia de Evandro” .

A jornalista Silvana Costa Moreira conheceu pessoalmente Evandro Teixeira e teve a idéia de ter o fotógrafo como seu biografado durante uma palestra que ele fez em Juazeiro, quando ela era estudante de Jornalismo da Uneb. “Ao ouvir Evandro falando fiquei encantada com a história dele, com a forma que fotografava, com as fotos, a sensibilidade… E foi exatamente isso que me perguntei durante a palestra : Como esse cara que já fez tudo isso, que já viveu tanto, que tem todas essas fotografias históricas, que tem o currículo incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia (lá estão registrados os maiores fotógrafos do mundo) ainda não foi retratado? Tinha certeza de que aquele era meu tema e no final perguntei: posso fazer sua biografia? Ele topou. E tá aí.

O livro “Evandro Teixeira – Um Certo Olhar” fala sobre a trajetória de Evandro Teixeira desde a infância na cidade baiana de Irajuba, – onde nem sequer havia automóveis -, passa pela ida dele a outras cidades baianas buscando se inserir no jornalismo, fala da chegada ao Rio de Janeiro, onde ele confessa que ficou atordoado com o barulho e o movimento e de onde também quase foi mandado de volta à Bahia pelas mancadas que cometeu no início da carreira como fotógrafo. O livro segue contanto da história deste baiano aventureiro até os dias atuais, em que é considerado um dos maiores fotojornalistas brasileiros. Evandro Teixeira tem fotos em acervos de museus do Brasil e do exterior, e fez parte da mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Henri Carier Bresson, Marc Ribaud e Robert Capa, na Galeria da Leica (NY). Ele e Sebastião Salgado eram os únicos brasileiros da mostra.

+ Sobre o livro

“Evandro Teixeira – Um Certo Olhar”

isbn 978-85-421-0282-6

304 páginas | R$ 35,00

Biografia

Apoio financeiro : Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Governo da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]