Banda pauloafonsina Os Nelsons lança músicas na internet

Banda pauloafonsina Os Nelsons.
Banda pauloafonsina Os Nelsons.
Banda pauloafonsina Os Nelsons.
Banda pauloafonsina Os Nelsons.

Com apenas um ano desde o lançamento do primeiro álbum, a banda de Paulo Afonso, Os Nelsons apresenta o EP Gravidade com novas influências colhidas de muita pesquisa musical. “O EP como um todo reflete a vinda de Raoni, Barata Bass e Ericson em Salvador. Isso fica visível desde as letras inspiradas nas novas vivências e na saudade da nossa terra mãe (Paulo Afonso). Em relação a sonoridade, sempre usamos o lançamento de um EP como estudo reduzido de um ritmo. Foi assim com Os Nelsons inna DanceHall, assim está sendo com o Gravidade. Dessa vez a matéria prima é a Pisadinha, ritmo que ficou popular com a banda Bonde do Maluco e que nós percebemos a semelhança com o Zouk Bass ou até mesmo com os próprios ritmos jamaicanos. A partir daí nós começamos as experimentações”, adianta Rafa Dias, programador e produtor musical da banda. O primeiro single, que deu origem ao título do trabalho, já está no SoundCloud do grupo, mas é só uma amostra do que vem por aí. O EP completo, que conta ainda com mais quatro faixas, vai ficar disponível para o público (no link www.soundcloud.com/os-nelsons) a partir da próxima sexta-feira (12 de setembro de 2014), quando poderá ser ouvido.

Os Nelsons

Provenientes de Paulo Afonso, sertão baiano, Raoni (cantor e compositor), Rafa Dias (programador e produtor musical), Barata Bass (baixo) e Ericson (guitarra) formam Os Nelsons. A banda quebra toda a mística original da palavra “Sertão” com seu CANGAÇO HI-FI, mixando Dancehall/Soukous/Kuduro mashup, com ritmos tradicionais brasileiros.

Em 2012, a partir do lançamento do primeiro EP “Os NelsonsInnaDancehall”, a banda ganhou um destaque especial durante a primeira turnê quando passaram por Maceió, Arapiraca, Campina Grande, Recife e Floresta compondo o importante evento Grito Rock.

O primeiro full disco, intitulado Digital, foi lançado em abril de 2013 e contou com a participação especial de Luiz Caldas na faixa É Só Se Jogar, que integrou as coletâneas Bahia Bass Culture, lançada pela SecultBA /FUNCEB e também a coletânea da revista inglesa Sounds and Colours, que tinha o objetivo de mostrar pro mundo o que tem de mais novo no Brasil.

No mesmo ano, o grupo fez sua primeira turnê internacional, com passagens por Londres, Brighton e Cardiff, no evento BassCulture Clash, apoiado pelo programa Transform Olympic do British Council, da British Underground e da Secretaria de Cultura/Fundação Cultural da Bahia. A participação neste evento levou, ainda, a passagem da banda por Ilhéus e a capital baiana, com total sucesso de crítica da mídia especializada.

Ainda em 2013, a banda voltou para a segunda Tour no Reino Unido. Durante um mês, eles passaram pelos grandes festivais Bestival, Number 6 e Shambala. Além da maratona de shows, tiveram oportunidade de integrar uma colaboração com músicos do Nepal, Uganda e Índia, integrando o projeto “In Place of War”, projeto que desenvolveu a interação dos músicos com artistas ingleses e que também fizeram parte da tour.

Atualmente, Os Nelsons estão numa nova fase. Com o todos os integrantes morando na capital baiana, eles se preparam para lançar o novo EP, intitulado Gravidade, que apresenta novas sonoridades e um grupo mais coeso e maduro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]