AFS Intercultura Brasil e a petrolífera BP oferecem 10 bolsas de estudos nos Estados Unidos para estudantes de baixa renda

Bruno Palmeira foi um dos selecionados pelo programa.
Bruno Palmeira foi um dos selecionados pelo programa.
Bruno Palmeira foi um dos selecionados pelo programa.
Bruno Palmeira foi um dos selecionados pelo programa.

A organização não-governamental AFS Intercultura Brasil e a empresa petrolífera BP estão com seleção aberta para o projeto Global Citizens of Tomorrow, que vai oferecer 10 bolsas integrais de intercâmbio nos Estados Unidos para alunos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares. As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro de 2014 no site www.afsbolsasusa.org.br. Uma das bolsas será destinada a alunos da região Axé, que corresponde aos estados da Bahia e Sergipe. Os selecionados têm embarque previsto para agosto de 2015.

“Essa oportunidade maravilhosa que não se resume a um ano de High School, mas ao momento em que tudo é novo pra você: família, amigos, escola, casa e sobretudo um novo ponto de vista sobre muita coisa. Em quase um mês já tenho certeza que esse é, e será, o melhor ano da minha vida”, comenta o estudante do IF-BA (de Eunápolis) Bruno Palmeira, que embarcou para os Estados Unidos pelo projeto em agosto.

No mês passado, o estudante do IF-BA (de Eunápolis) Bruno Palmeira embarcou para os Estados Unidos pelo projeto. Leia abaixo o depoimento do bolsista sobre as primeiras impressões do intercâmbio.

Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deve ter nascido entre 12/04/1997 e 12/08/2000, ter renda familiar bruta total de até seis salários mínimos e estar cursando o ensino médio ou técnico (exceto o último ano) em escola pública ou ser bolsista integral de escola particular.

Além disso, o candidato deve apresentar excelente desempenho escolar (com notas acima de 8 ou B+), não pode ter sido reprovado em nenhuma série e deve possuir nível de inglês intermediário ou avançado (será realizada uma prova de proficiência em inglês na etapa regional de seleção).

No momento da inscrição o candidato deve estar preparado para realizar uma prova online com questões de matemática e inglês, além de uma redação em inglês. No site www.afsbolsasusa.org.br o candidato também encontra todas as informações sobre as fases e critérios de seleção. Informações sobre a etapa regional (Bahia e Sergipe) serão publicadas no endereço www.regiaoaxe.wordpress.com.

A parceria entre o AFS e a BP vai oferecer até 2016 um total de 50 bolsas de estudo.

O que está incluído:

• Ano escolar nos Estados Unidos com colocação e livros escolares;
• Hospedagem em família hospedeira voluntária;
• Passagem aérea internacional (ida e volta) e doméstica;
• Transporte casa X escola X casa;
• Seguro médico (exceto para doenças pré-existentes);
• Orientações antes, durante e depois da experiência;
• Taxa de visto (somente a taxa, a locomoção para este fim não está inclusa);
• Uma mala de viagem;
• Mesada de US$ 120 mensais durante o programa;

O que não está incluído:

• Despesas com emissão de passaporte;
• Despesas com despachantes;
• Vacinas requeridas;
• Uniforme escolar (quando obrigatório);
• Gastos com dentistas e ortodontistas (o plano oferecido é única e exclusivamente para eventualidades médicas);
• Roupas, sapatos e acessórios para a viagem.

Cronograma

• Inscrições e realização da prova online: até 20/10/2014 (até às 12h)
• Divulgação dos 10 melhores colocados por região: 30/10/2014
• Etapa regional de seleção, com aplicação do teste de proficiência em inglês e entrega dos documentos comprobatórios de renda e notas: 15/11/2014, em Feira de Santana
• Divulgação dos dois finalistas (vencedor e seu suplente) de cada região: 28/11/2014

Depoimento

“Parece que foi ontem que vi no Facebook uma conhecida falando sobre uma bolsa de intercâmbio para os Estados Unidos. Minha curiosidade simplesmente falou mais alto e fui no google procurar sobre essa bolsa. Após uma breve leitura no portal da bolsa só me restou uma incrível e louca pergunta em mente: por que não?
Agora estou aqui em Chicago (Illinois) escrevendo esse texto, sobre essa oportunidade maravilhosa que não se resume a um ano de High School, mas ao momento em que tudo é novo pra você: família, amigos, escola, casa e sobretudo um novo ponto de vista sobre muita coisa. Em quase um mês já tenho certeza que esse é, e será, o melhor ano da minha vida”.
Bruno Palmeira, aluno do IF-BA Eunápolis e bolsista do Projeto Global Citizens of Tomorrow (agosto 2014/julho2015).

SOBRE A ORGANIZAÇÕES

AFS Intercultura Brasil

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, ligada ao AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, uma das maiores e mais sérias organizações de intercâmbio do mundo. Com presença em mais de 50 países, no Brasil o AFS existe desde 1956 e conta com uma base de cerca de mil voluntários
Tendo como princípio a promoção da paz, os programas oferecidos pelo AFS dão a oportunidade de seus participantes desenvolverem sensibilidade a outras culturas e a habilidade de se sentir confortável em ambientes não familiares. Mais de 430.000 participantes do AFS já tiveram a oportunidade de viver e aprender em outra cultura e, durante este processo, descobriram mais sobre sua cultura e sobre eles próprios.

Contato: Rua Teófilo Otoni, nº 82 / 14º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ | Tel.: +55 (21) 3724-4464 -www.afs.org.br

BP

A BP (antiga British Petroleum) é uma empresa multinacional, sediada em Londres, que pesquisa, desenvolve e produz fontes de energia essenciais, sobretudo petróleo e gás. Com operaçõesem todo o mundo, a BP está presente nos seis continentes, atuando de forma séria e responsável em 55 países. No Brasil, a BP tem sido ativa nosetor energético do país por quase meio século.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116916 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.