A Democracia

Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.
Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.

Derivado do grego demo (povo) e cracia (governo), portanto, governo do povo, democracia é um sistema em que a população de um país pode participar da sua vida política. A liberdade em um sistema democrático é irrestrita, podendo toda e qualquer pessoa expressar e manifestar suas opiniões.

Democracia também é o direito que cada pessoa tem para opinar e fazer suas opções, saber reconhecer e aceitar as opiniões e decisões de cada um, portanto, respeitar a liberdade de escolha de cada pessoa. No Brasil, podemos eleger nossos representantes – vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente – através do voto nas eleições o que nos é garantido pela Constituição Brasileira, lei maior do país, que homologa a nossa liberdade de expressão e os direitos à manifestações, desde que sejam pacíficas.

Após um período de, aproximadamente 21 anos de ditadura, conseguimos que no Brasil, a democracia voltasse a ser o nosso sistema de Governo, o que aconteceu em meados do ano de 1985. O retorno do sistema democrático nos livrou de um processo ditatorial que culminou na morte de 350 ativistas políticos e na perseguição de um sem número de pessoas. Para que este tipo de atrocidades não volte a ocorrer, precisamos de um sistema democrático forte e participativo.

É necessário que no próximo pleito, saibamos escolher aqueles que durante quatro anos, serão os nossos representantes legais e que tomarão as decisões, mudando ou não os destinos da comunidade. Por isso, é necessário ter muito cuidado quando fizermos nossas escolhas, porque, como diz a propaganda da TV, poderemos perder quatro anos e quatro anos é muito tempo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.