TVE Bahia estréia documentário ‘Expedição Terra’ com registro de quatro dias da Bienal da Bahia liderada por Juraci Dórea através do sertão baiano

Documentário 'Expedição Terra' registra quatro dias da Bienal da Bahia liderada pelo artista visual Juraci Dórea.
Documentário 'Expedição Terra' registra quatro dias da Bienal da Bahia liderada pelo artista visual Juraci Dórea.
Documentário 'Expedição Terra' registra quatro dias da Bienal da Bahia liderada pelo artista visual Juraci Dórea.
Documentário ‘Expedição Terra’ registra quatro dias da Bienal da Bahia liderada pelo artista visual Juraci Dórea.
Documentário Expedição Terra registra quatro dias da Bienal da Bahia.
Documentário Expedição Terra registra quatro dias da Bienal da Bahia.

A TVE Bahia estréia o documentário “Expedição Terra”, um registro da expedição comandada pelo artista visual Juraci Dórea, que partindo de Feira de Santana no dia 13 de junho, seguiu viagem por várias cidades do interior da Bahia, finalizando o percurso em Canudos e Cororobó, “plantando” esculturas em couro e madeira por onde passou. Da ação, que integra a programação da 3ª Bienal da Bahia, participaram artistas, convidados, interessados e curiosos que juntaram-se ao grupo desde a partida ou durante o trajeto pelas estradas.

A Expedição Terra é a segunda etapa da 50ª edição do Projeto Terra, desenvolvido para a Bienal da Bahia. A primeira etapa aconteceu no dia 30 de maio com a Ocupação Artística da Fazenda Fonte Nova, no sopé da Serra de São José das Itapororocas, distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. No lugar onde funciona a Casa Museu Eurico Alves, Juraci produziu uma escultura.

Já na segunda etapa a expedição refez rotas de viagens realizadas por Dórea a partir dos anos 70 ao interior do estado, e que resultaram no Projeto Terra.   “A Bienal vai até a Bahia profunda”, posiciona-se o secretário Albino Rubim. “Com isso, reconhecemos que a cultura não está apenas em Salvador, mas sim em cada canto do estado. Esse reconhecimento é imprescindível para a descentralização da produção artística e cultural na Bahia”, conclui sobre a proposta curatorial do evento.

“Em 1982 comecei a fazer esculturas e pinturas, e passei a mostrar estes trabalhos em locais fora do circuito das grandes cidades”, recorda-se o artista, reconhecendo que passou a levar informações sobre artes para pessoas que não tinham hábito de conviver com essa área. A mais recente edição do Projeto Terra aconteceu no ano passado, quando foi filmado o documentário O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas, de Tuna Espinheira. O filme mostra esculturas plantadas pelo artista em caminhos do sertão baiano, entre Feira de Santana, Monte Santo, Canudos e Raso da Catarina.

Um dos artistas mais engajados com o projeto curatorial da 3ª Bienal da Bahia, Juraci Dórea, 70 anos, é autor da identidade visual do evento. O artista é escultor, pintor, fotógrafo,  poeta, desenhista e arquiteto.

Serviço

Estreia do documentário “Expedição Terra” – sábado, 30.08, às 16h, a TVE Bahia

Expedição Terra (2014)

Cor, 26 minutos.

Com Juraci Dórea, performance por Caetano Dias

Imagens: Igor Souto / Caetano Dias

Som direto: Inajara Diz

Direção e Montagem: Caio Rubens

Com trechos dos filmes de Juraci Dórea:

Os Couros (1984/1985), Terra (1982), Monte Santo (sem data), A Feira (1976), Mural da Casa de Edwirges e Expedição da Volta da Pedra (1984/1985) e Casa de Edwirges (1987).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]