“Retratos da Fé – A Irmandade Sob o Olhar da Fotografia”, TVE estréia documentário sobre festa religiosa

Documentário aborda festa da Boa Morte.
Documentário aborda festa da Boa Morte.
Documentário aborda festa da Boa Morte.
Documentário aborda festa da Boa Morte.

A TV Educativa da Bahia estréia no dia 15 de agosto de 2014, sexta, às 20h, o documentário inédito “Retratos da Fé – A Irmandade Sob o Olhar da Fotografia”, gravado no ano passado durante a Festa da Boa Morte, em Cachoeira. O documentário, dirigido pela jornalista Hewelin Fernandes e totalmente produzido pela TVE, mostra fotos e depoimento de fotógrafos que todos os anos fotografam a festa :Adenor Gondim, Vinicius Xavier, Ricardo Almeida, Ana Paula Trindade, Toni Caldas, José Azevedo, Jomar Lima, Aline Pires e Iraildes Mascarenhas  e traz ainda fotos de Pierre Verger  que fotografou a Boa Morte na década de 40.”A ideia desse documentário é contar a história da Irmandade sob o olhar desses fotógrafos, que todos os anos vão para o Recôncavo da Bahia em busca de uma imagem, atraídos não só pela beleza da festa, das roupas e das irmãs, como também pela história que cerca essas mulheres, que são descendentes de escravos”, conta a jornalista Hewelin Fernandes.

Com 52 minutos de duração, a produção mostra ainda os depoimentos dos artistas visuais Ayrson Heráclito e Pedro Arcanjo, quedesenvolveram um trabalho artístico visual que tem como foco as mulheres da Irmandade, e uma entrevista com o babalorixá Marcelino Gomes, de Cachoeira,que revela a importância que a fotografia teve no processo de preservação da confraria, quando na década de 70, a fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat fotografou duas irmãs no Museu Carlos Costa Pinto, em Salvador. Essa fotografia foi transformada em um poster e correu o mundo, a partir daí, a Irmandade passou a atrair os olhares principalmente dos fotógrafos.

Gravado em alta definição, o documentário também mostra os  três dias da festa que é formada por missas e procissões terminando com o samba de roda e as últimas imagens de mãe Filhinha, juíza perpetua da Irmandade, que morreu em janeiro deste ano, aos 110 anos de idade.O documentário surgiu a partir da série de interprogramas da TVE “Retratos da Fé”, também dirigida por Hewelin Fernandes, que mostra o trabalho de fotógrafos durante as festas populares da Bahia, como a própria Boa Morte, Bonfim e Iemanjá. Mas há também trechos de filmes resgatados pelo documentário. “Fomos em busca dessas fotos, mas também de filmes antigos como A Irmandade da Boa Morte, do cineasta Alonso Rodrigues, que filmou a festa em 1981 e tem texto e narração do professor e historiador Cid Teixeira, além de trabalhos recentes de artistas”, revela Hewelin.

Retratos da Boa Morte – A Irmandade Sob o Olhar da Fotografia estreia dia 15 de agosto de 2014, às 20h, na TVE.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109844 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]