Primeiros trilhos da Ferrovia Oeste-Leste chegam ao Porto de Ilhéus

Chegada da primeira remessa de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL) no Porto de Ilhéus.
Chegada da primeira remessa de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL) no Porto de Ilhéus.
Chegada da primeira remessa de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL) no Porto de Ilhéus.
Chegada da primeira remessa de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL) no Porto de Ilhéus.

O primeiro lote de trilhos que farão parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegou ao Porto de Ilhéus e está sendo armazenado na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), nesta segunda-feira (04/08/2014). São 3027 peças de origem espanhola, pesando cerca de 750 quilos cada uma, totalizando 2.185 toneladas. O final do desembarque do material, que aportou na tarde desse domingo (3) no litoral baiano, está previsto para o início da noite de hoje.

Segundo o coordenador da Fiol e do Porto Sul na Casa Civil, Eracy Lafuente, são esperados mais 11 navios do mesmo fornecedor neste primeiro lote e, a partir de outubro, outro lote deverá ser fornecido por uma empresa chinesa. “São dois lotes completando um montante de 147.056 toneladas, que representam um investimento de R$ 559 milhões em trilhos para toda a extensão da Fiol, que terá cerca de 1.500 quilômetros de extensão entre Figueirópolis, no estado de Tocantins, e Ilhéus, onde será construído o Porto Sul”. O destino dos primeiros trilhos é o lote 4 da Fiol, em Caetité. Na sequência, a instalação das peças segue em direção a Ilhéus.

Para a atual operação, o Governo da Bahia realizou uma dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Ilhéus, concluída no início do mês de julho, para alcançar a profundidade original, em torno de dez metros. Com isso, além da melhora do acesso, o porto também pode receber navios maiores com mais segurança à navegação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]