Petrobras assina contrato para patrocínio a projetos sociais na Bahia

Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).
Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).

A Petrobras assinou, na sexta-feira (22/08/2014), contratos para patrocínio a projetos sociais de cinco municípios da região do Baixo Sul da Bahia contemplados pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades em um evento que ocorreu em Itacaré (BA).

Será destinado cerca de R$ 1,5 milhão, no período de dois anos, a cinco iniciativas de Itacaré, Jaguaripe, Maragogipe, Maraú e Valença. Cada projeto receberá até R$ 300 mil para atuar com foco em educação para qualificação profissional, geração de renda e oportunidade de trabalho ou garantia dos direitos da criança e do adolescente.

A cerimônia contou com a participação de gerentes e representantes de unidades da Petrobras da área de abrangência de cidades dos projetos contemplados, autoridades locais e representantes dos projetos sociais patrocinados. A seleção pública foi destinada exclusivamente a iniciativas realizadas no entorno das unidades da companhia. Os projetos recebidos passaram por triagem administrativa, avaliação técnica até chegar à escolha final dos selecionados.

Petrobras Integração Comunidades

Criada em 2008, a Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dela, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, além de promover a democratização do acesso a esses recursos e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Sobre os projetos contemplados

AgroEcoTurismo – Capacitação, Trabalho e Renda

Nome da instituição: Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES)

Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional

Resumo: O projeto prevê realizar programas de educação e qualificação profissional no setor do agroecoturismo para jovens e adultos da região do Baixo Sul, no município de Maraú, na Bahia. Objetivo é contribuir para o desenvolvimento e a cidadania dos participantes, capacitando-os para ingressar no mercado do trabalho com responsabilidade ambiental e patrimonial.

Município: Maraú

Azeite de Dendê

Nome da instituição: Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária – COOMTRATA

Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho

Resumo: O objetivo é gerar renda para os agricultores familiares produtores de dendê por meio da agregação de valor a partir do processamento do fruto para a produção de azeite e derivados – óleo palmiste, casca do coquilho, torta, entre outros.

Município: Jaguaripe

Capacitar para Garantir Direitos

Nome da instituição: Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros do Estado da Bahia

Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Resumo: A iniciativa visa garantir os direitos da criança e do adolescente por meio de um programa de formação dirigido a integrantes do sistema de garantias e da criação de redes locais, em cinco municípios baianos.

Município: Itacaré

Projeto Garotada

Nome da instituição: Fundação Vovó do Mangue

Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Resumo: O projeto tem o objetivo de promover ações educativas, esportivas, culturais e ambientais para 200 jovens entre 12 e 22 anos, estudantes de escolas públicas de Maragogipe, na Bahia, com o envolvimento de seus pais e responsáveis. A iniciativa prevê ainda a realização de dois eventos anuais – Semana do Meio Ambiente e Semana Estudantil – abertos ao público de mesma faixa etária.

Município: Maragogipe

Renda e Trabalho na Agricultura Familiar

Nome da instituição: Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença e região Baixo Sul da Bahia

Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho

Resumo: O projeto tem o objetivo de incentivar a geração de renda e trabalho digno no meio rural com base nos princípios da agroecologia e economia solidária, e consequentemente, estimular a criação de alternativas para que jovens e mulheres possam escolher sobre sua permanência ou não no campo.

Município: Valença

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]