Governo da Bahia avalia implantação de serviço no Hospital Regional Dom Pedro de Alcântara e avalia situação econômica da Casa de Saúde

Zé Neto, Washington Couto e Ângelo Mário. Governo avalia apoio à Casa de Saúde de Feira de Santana.
Zé Neto, Washington Couto e Ângelo Mário. Governo avalia apoio à Casa de Saúde de Feira de Santana.
Zé Neto, Washington Couto e Ângelo Mário. Governo avalia apoio à Casa de Saúde de Feira de Santana.
Zé Neto, Washington Couto e Ângelo Mário. Governo avalia apoio à Casa de Saúde de Feira de Santana.

Na última terça-feira (05/08/2014), o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou com o secretário Washington Couto e representantes do Hospital Regional Dom Pedro de Alcântara, de uma reunião para tratar do funcionamento de transplantes de rins na instituição.

Os procedimentos para a implantação dos transplantes têm sido acompanhados pelo coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, e já estão sendo alinhados para a liberação de apoio, do ponto de vista material, para aquisição de equipamentos que vão viabilizar o credenciamento final para a realização de transplantes de rins.

Zé Neto relatou que “essa é uma pretensão que já vem desde 2008, cumprindo diversas etapas. Acredito que estamos bem próximos de resolver as últimas pendências a serem ultrapassadas”, e afirmou: “a expectativa que nossa cidade e região recebam, em breve, o serviço de transplantes de rins”.

Na ocasião, outros assuntos foram tratados, como o empréstimo do carro de cirurgia da Sesab a instituição que estava de contrato vencido e corria o risco de ser devolvido para o estado. A unidade solicitou os termos de renovação de empréstimo e acatado pelo secretario, garantiu a continuação da realização de cirurgias na cidade.

Diretor da Casa de Saúde de Santana vai ao Governo do Estado pedir ajuda

Durante a manhã da última terça-feira (05/08/2014), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou de uma reunião, na sede da Secretaria de Saúde (Sesab), com o secretário de Saúde, Washington Couto, e o presidente do Hospital Regional Casa de Saúde Santana, Ângelo Mário, para discutir a situação da instituição, que passa por dificuldades devido o corte de 30% na verba repassada pela Prefeitura de Feira de Santana.

Segundo Ângelo, a Casa de Saúde Santana, teve um corte no recurso de Gestão Plena de Saúde – repasse direto do Ministério da Saúde para a Secretaria de Saúde de Feira de Santana usado para cobrir os gastos da área – de 30%. “Esse mês, para minha surpresa, o corte foi de 50%. Nós estamos atendendo de graça”, afirmou o presidente. Ângelo ainda informou que além do corte, o recurso do mês do junho ainda não foi pago. “Recebíamos quase R$300 mil por mês para manutenção. A agora não mal chegamos a R$200 mil”, relatou o presidente.

A situação da Casa de Saúde Santana é precária. Sem o repasse da prefeitura, o hospital não pode atender sua demanda diária, que além da comunidade de Feira de Santana e também auxilia no atendimento da população região. Os principais casos são da área de ortopedia. “Nós temos um pronto socorro atendendo a população. Você vê lá fila de mais de 150 metros na porta. Há dias que fazemos 32 cirurgias de ortopedia, na maioria acidentes de moto”, contou o presidente que ainda informou que, por falta do repasse, os atendimentos só estão sendo realizados nos períodos da manhã e da tarde. À noite o local fica fechado.

O secretário Washington se mostrou sensível ao problema, até porque, quando a Casa de Saúde deixa de atender é ao Clériston que a população recorre. Isso tem sido um dos problemas da sobrecarga da unidade.

Durante a reunião, ficou decidido que um próximo encontro será marcado para a entrega de documentos com demonstrativos de funcionamento e gastos que será analisada por técnicos da Sesab . Enquanto isso, Feira continua redução no de atendimento da população. “As pessoas que não podiam ser atendidas nos Clériston, vinham para cá. A situação está preocupante”, finalizou, Doutor Ângelo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115190 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.