Governador Jaques Wagner inaugura Centro Cultural Irmandade da Boa Morte em Cachoeira

Vista aérea de São Felix e Cachoeira. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de São Felix e Cachoeira. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O governador Jaques Wagner e o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, inauguram nesta sexta-feira (15/08/2014), às 9h, as obras de reforma do Centro Cultural da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo baiano. A data é o ponto alto das comemorações da festa de Nossa Senhora da Boa Morte e, no mesmo dia, a Secretaria de Cultura (Secult/BA) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) farão a entrega pública do livro bilíngue (inglês e português) sobre a Festa da Boa Morte.

Foram investidos R$ 848,9 mil na reforma do Centro Cultural, com recursos do Tesouro Estadual, e os serviços duraram cerca de um ano. As intervenções incluíram ações estruturais, com demolições e realização de novas construções, além dos serviços de climatização e renovação completa das instalações elétricas e hidrossanitárias.

Patrimônio Imaterial da Bahia

Através do Decreto Estadual 12.227 de 2010, a Festa da Boa Morte se tornou oficialmente Patrimônio Imaterial da Bahia. A manifestação da religiosidade popular acontece todos os anos na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Conhecida mundialmente por ser uma das confrarias mais antigas e importantes do Brasil, a Irmandade da Boa Morte surgiu em Salvador no início do século XIX, transferindo-se para a cidade de Cachoeira por volta de 1820. Lá, se instalou numa casa de nº 41, chamada de Casa Estrela, local ainda hoje reverenciado pelas irmãs durante o trajeto da procissão. As irmãs revelam que a devoção surgiu vinculada a um pedido pelo fim da escravidão feito pelas africanas a Nossa Senhora da Boa Morte. A Irmandade é composta por mulheres descendentes de escravos com idade superior a 50 anos e que professam o sincretismo religioso.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111101 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]