Feira de Santana recebe 1º Festival Gastronômico

Convite do 1º Festival Gastronômico de Feira de Santana.
Convite do 1º Festival Gastronômico de Feira de Santana.
Convite do 1º Festival Gastronômico de Feira de Santana.
Convite do 1º Festival Gastronômico de Feira de Santana.

O município de Feira de Santana vai sediar, de 7 a 14 de setembro de 2014, o I Festival Gastronômico Sons e Sabores Caminhos do Sertão. Nesta primeira edição, está confirmada a participação de 24 estabelecimentos locais, entre bares e restaurantes, que apresentarão pratos preparados especialmente para o evento. Cada um será produzido com um toque regional, trazendo o sabor e a tradição do serão baiano. O lançamento do festival acontece na próxima quarta-feira, 27, a partir das 19h, na Associação Comercial de Feira de Santana (Largo São Francisco, nº 43, Kalilândia).

O Festival Gastronômico tem por desafio movimentar a economia local, atraindo visitantes de toda a região e gerando empregos temporários devido ao aumento do número de clientes, além de divulgar para a comunidade local e público visitante as produções artesanais, agroindustriais e culturais do sertão da Bahia. “Vamos colocar em evidência os restaurantes, bares e botecos, tornando-os um ponto de atração turística e criando uma identidade gastronômica para o município”, explica a técnica do Sebrae Feira de Santana, Lúcia Leite.

Além dos estabelecimentos participantes no município, o festival também promoverá ações na Exposição Agropecuária de Feira de Santana (ExpoFeira), que acontece no mesmo período, no Parque de Exposições João Martins da Silva. O evento trará diversas oficinas e workshops direcionados ao setor da gastronomia no espaço Cozinha Show, além de apresentação de grupos culturais e exposição de artesanato nos espaços Caminhos da Roça e Ilha do Artesanato.

Segundo Lúcia, a proposta do festival culmina como mais um atrativo de visitação e busca reunir os diversos sabores da cozinha regional, aproveitando os visitantes da ExpoFeira. “Foi proposital criar o evento durante os dias em que acontece a exposição. Vamos potencializar a dinâmica existente na gastronomia feirense”, conta.

O Festival Gastronômico propõe que os estabelecimentos feirenses apresentem uma criação e/ou releitura de seus pratos, além de possibilitar que os grupos artesanais mostrem as suas produções. Dessa forma, espera-se promover o resgate e a manutenção de tradições culturais locais e também inserir a produção agroindustrial no contexto do turismo.

Os estabelecimentos selecionados são filiados ao Sindicato de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Feira de Santana (Sindfeira) e irão comercializar os pratos desenvolvidos no festival com um preço mais acessível para atrair a clientela. Além disso, vão participar de rodadas de negócios com as agroindústrias e grupos de artesanato, com o objetivo de introduzir produtos regionais nos bares e restaurantes, fortalecendo, assim, a valorização da cultura regional.

A ação é realizada pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, Sindfeira e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Caminhos do Sertão

Além dos pratos típicos, o público poderá conferir as ações do festival na ExpoFeira, onde será apresentada uma extensa programação cultural no Espaço Caminhos da Roça. Participarão do espaço artistas como Bule Bule (repentista); Grupo de Quadrilha Pé no Chão, de Ribeira do Pombal; Rony Reis (aboaidor); Adauto Vianey (repentista); Caboquinho & João Ramos (repentistas); e Kitute de Licinho (cordelista).

A ideia dessa iniciativa é identificar a rica diversidade cultural e gastronômica típica e própria da Zona Turística Caminhos do Sertão, assim como evidenciar a produção agroindustrial da região. A zona foi criada e mapeada a partir do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e está alinhada com as diretrizes das políticas públicas dos órgãos estaduais e de apoio ao setor.

Segundo o zoneamento participativo, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, o destino Caminhos do Sertão é composto por 18 municípios com potencial turístico: Araci, Banzaê, Cipó, Canudos, Candeal, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicurú, Jeremoabo, Monte Santo, Nova Soure, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Santa Brígida, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Uauá. A coordenação da Câmara Regional de Turismo é exercida pelo Sindfeira.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111147 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]