Feira de Santana | Prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares são temas da XXII Jornada de Cardiologia

Composição da mesa durante a XXII Jornada de Cardiologia.
Composição da mesa durante a XXII Jornada de Cardiologia.
Composição da mesa durante a XXII Jornada de Cardiologia.
Composição da mesa durante a XXII Jornada de Cardiologia.

Insuficiência Cardíaca, Tratamento da Doença de Chagas e Fibrilação Atrial – distúrbio mais comum no ritmo cardíaco – foram alguns dos temas abordados durante o primeiro dia da XXII Jornada de Cardiologia de Feira de Santana. O evento, que reúne conferencistas de vários estados – além de médicos e estudantes da área de saúde ocorreu entres os dias 1º e 2 de agosto de 2014 no auditório Hotel Íbis.

Atualmente a doença de Chagas mata cerca de 4.500 pessoas no Brasil e o principal órgão atingido é o coração. O cardiologista João Carlos Pinto Dias, um dos maiores pesquisadores do mundo da doença, participou do encontro científico eparabenizou os médicos baianos pela preocupação em erradicar a doença na região. “Fico feliz que há uma grande atenção da classe médica baiana com a Doença de Chagas. A maioria das clínicas daqui já pedem o exame de sangue para constatar esta doença juntamente com outros exames mais comuns”, afirmou.

O tratamento do colesterol foi outro tema que chamou a atenção dos participantes. Nos dias atuais, onde predominam o sedentarismo, a obesidade, o estresse e o tabagismo, o infarto e o derrame são as maiores causas de mortalidade. Outra discussão importante foi a dificuldade para implementação do transplante cardíaco no Brasil.  O cardiologista João David de Souza Neto,  coordenador do terceiro centro transplantador do país – a Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana, em Fortaleza – pontuou que “ainda não são realizados transplantes suficientes para atender todos os pacientes necessitados, mas estamos trabalhando e nos aperfeiçoando para que esse objetivo seja alcançado o mais breve possível”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]