Evento transforma Salvador em Cidade da Dança no mês de agosto

Oficina Nacional de Dança Contemporânea ocorre no mês de agosto.
Oficina Nacional de Dança Contemporânea ocorre no mês de agosto.
"Sem o que você não pode viver" é um dos espetáculos da programação.
“Sem o que você não pode viver” é um dos espetáculos da programação.

Com o objetivo de movimentar diversos espaços públicos de Salvador, por meio de atividades lúdicas e de formação, será realizada entre os dias 16 e 23 de agosto de 2014 a Cidade da Dança – Oficina Nacional de Dança Contemporânea. Integralmente gratuita, a programação irá movimentar 11 espaços públicos, por sete dias, com atividades que variam entre palestras, oficinas, espetáculos, performances e feira, entre outras.

Iniciado em 1977 na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Oficina chega a sua 16ª edição, após uma pausa de 17 anos. Considerado o primeiro evento a reunir profissionais de dança no Brasil, o projeto se destaca hoje ao trazer a dança experimental para as ruas. “Uma das metas é dar visibilidade à dança contemporânea, visto que a sua falta de popularidade tem a ver com a impossibilidade de as pessoas assistirem a espetáculos do gênero. Por isso, o evento será gratuito e na rua e vai fazer intercâmbio entre grupos comunitários, amadores e profissionais”, explica a diretora da Escola de Dança da UFBA e diretora artística da Oficina, Leda Muhana.

A programação conta com 50 atividades, divididas em 11 espaços. Farão parte do circuito locais abertos como o Farol da Barra, Praça do Campo Grande e Terreiro de Jesus, além de teatros como o Espaço Xisto, Teatro do Movimento, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Castro Alves (TCA) e Teatro Sesc Senac Pelourinho. Além de apresentações de espetáculos, performances e mostras artísticas, o evento dará atenção às atividades formativas, a partir dos minicursos, aulas públicas, o I Seminário de Criação em Dança, o Encontro Setorial da Dança, o I Encontro Nacional de Graduação em Dança e o Encontro de Professores de Dança/Artes.

A Oficina Nacional de Dança Contemporânea é realizada pela Escola de Dança da UFBA e Mazurca Produções, com co-realização da Prefeitura Municipal de Salvador, patrocínio de O Boticário na Dança e apoio cultural do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e Fundação Cultural (Funceb). A programação completa do evento será divulgada no dia 5 de agosto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.