Eleições – 2014 | Rui Costa e Lídice da Mata criticam pesquisa do Ibope

Pesquisa do Ibope sobre eleições 2014 na Bahia é contestada por políticos.
Pesquisa do Ibope sobre eleições 2014 na Bahia é contestada por políticos.
Pesquisa do Ibope sobre eleições 2014 na Bahia é contestada por políticos.
Pesquisa do Ibope sobre eleições 2014 na Bahia é contestada por políticos.

Rui ironiza pesquisa que ignora seu nome no 2º turno

O candidato do PT a governador, Rui Costa, ironiza o fato peculiar gerado pela pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta quarta-feira (27/08/20014), que, inusitadamente, simulou segundo turno entre candidatos posicionados em primeiro e terceiro lugar. “O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamente inédito”, desdenhou, reafirmando sua convicção de vitória no 1º turno das eleições de 2014.

Além do mais, lembra ele, “a emissora que encomendou a pesquisa pertence a ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto que mais erros cometeu em levantamentos eleitorais na Bahia”, para completar: “Alvoroçados com a aberração que produziram, fizeram a divulgação no telejornal do meio dia para conseguir incluir os dados no horário gratuito da noite”, disse. “Se esperassem até o noticiário noturno, como sempre fizeram, só poderiam usar os dados no horário gratuito da próxima sexta-feira”.

Em relação à pesquisa da Babesp, Rui ressalta que apresenta um quadro mais próximo daquele que ele e seus companheiros de chapa – Otto (senador) e João Leão (vice-governador) – observam nas ruas. “Mas pesquisas refletem um momento apenas. É nas ruas que enxergamos a vontade do povo de ver a Bahia mudar mais e melhor e não voltar para o passado de atraso, com saúde sucateada, estradas esburacadas e servidores maltratados, ganhando menos que o salário mínimo”, fala.

Rui afirmou, ainda, que a forma calorosa como ele tem sido recebidos durante as Caravanas 13, que já percorreu cerca de 100 municípios, mostra que há motivos reais para manter a certeza de que ganhará a eleição no primeiro turno.

A pesquisa do Ibope será contestada pela coordenação jurídica da Coligação Pra Bahia Mudar Mais. O advogado Adriano Soares argumenta que não existe justificativa técnica para excluir Rui da sondagem de segundo turno e que pesquisa eleitoral é mera expectativa, uma projeção de intenção de voto. “A lei eleitoral determina tratamento igualitário. Vamos tomar medidas contra a TV Bahia e o Ibope por prática de fraude e propaganda eleitoral disfarçada”, afirmou o advogado Adriano Soares.

Lidice diz que pesquisa do Ibope induz a falsa polarização entre Rui e Souto

A candidata do PSB a governadora, Lídice da Mata, disse que a pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (27/08/2014) pela TV Bahia, por um lado reflete um momento de inflexão de sua campanha, que foi paralisada por cerca de 10 dias, em face da morte de Eduardo Campos, mas por outro evidencia uma tentativa de criar artificialmente a ideia de que só existem duas candidaturas na Bahia com chances de vitória, o que não é verdade.

Lídice diz que pesquisas internas do PSB apontam para outro cenário, diferente do levantamento do Ibope, após a retomada de sua campanha eleitoral e impactado pelo crescimento da candidatura de Marina Silva, que substitui Eduardo Campos na disputa pela Presidência da República.

“Tem sido impressionante a adesão das pessoas à candidatura de Marina, que surge como um fenômeno que ultrapassa o próprio PSB”, disse a candidata, com base nas pesquisas internas e nas conversas que tem com eleitores. Para ela, o crescimento de Marina na disputa nacional traz consequências óbvias no cenário estadual.

Lídice diz que considerando as margens de erro da pesquisa Ibope, que é de 3% para mais ou para menos, os percentuais obtidos por ela e também por Rui Costa estão próximos das pesquisas internas do PSB, mas com uma troca de posições.

“O que acho estranho nessa pesquisa do Ibope é a permanência de Paulo Souto nesse percentual”, observou. “Não acredito nisso, nem os eleitores com os quais tenho conversado”, acrescentou.

De todo modo, salienta Lídice, pesquisa não substitui a eleição. “Nós já assistimos a isso em outras eleições na Bahia. Na minha eleição de prefeita, por exemplo, quando minha força só foi aparecer no final. Na eleição de Wagner para o governo, quando sua força só foi aparecer nos últimos 15 dias.

Sobre a pesquisa

Período de campo:a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014.

Tamanho da amostra:foram entrevistados 1008 eleitores.

Margem de erro:a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Solicitante:pesquisa contratada pela Televisão Bahia S.A.

Registro:registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob registro nº BA-00013/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00433/2014.

Data de Publicação:28/08/2014

*Com informações do Ibope.

Baixe

IBOPE – Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos e administrativos da Bahia – Agosto de 2014

Leia +

Eleições 2014 – Bahia | Confira relatório da pesquisa de agosto, elaborada pelo Ibope

Eleições 2014 – Bahia | Confira relatório da pesquisa de julho, elaborado pelo Ibope

Eleições – 2014 | Rui Costa e Lídice da Mata criticam pesquisa do Ibope

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope aponta que como novo cenário eleitoral, Dilma Rousseff e Marina Silva podem disputar possível segundo turno

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116820 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.