Eleições 2014 – Bahia: confira relatório da pesquisa de agosto, elaborada pelo Ibope

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Gráfico com projeção da intenção de votos para governador.
Gráfico com projeção da intenção de votos para governador.
Gráfico com projeção da intenção de votos para governador.
Gráfico com projeção da intenção de votos para governador.

Em nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a TV Bahia, Paulo Souto (DEM) permanece na liderança isolada na disputa pelo Governo, tendo oscilado positivamente de 42% para 44% das intenções de voto. Rui Costa, do PT, cresce 7 pontos percentuais (p.p.) e assume a segunda colocação com 15% das menções. Lidice da Mata (PSB) aparece em seguida com 9% das menções, tendo oscilado 2 p.p. para menos. Os demais candidatos Da Luz (PRTB), Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) atingem até 1% das intenções de voto cada. A proporção de intenções de voto em branco ou nulo é de 16% e a de indecisos é de 14% do eleitorado baiano.

Destaques por segmentos

O crescimento de intenções de voto do petista Rui Costa ocorre de forma homogênea na maioria dos segmentos do eleitorado baiano. Atualmente, seu maior percentual de intenção de voto está entre os homens (19%). Já o democrata Paulo Souto alcança maior proporção de simpatizantes entre aqueles que possuem ensino Superior (49%), tendo crescido 16 p.p. neste segmento desde a última pesquisa IBOPE/ TV Bahia; já entre os que concluíram até a 4ª série do ensino Fundamental, as intenções de voto para Souto declinam 8 p.p., indo agora para 43%.

Na pergunta espontânea, quando o entrevistado não recebe o disco com os nomes dos candidatos, um terço dos eleitores da Bahia (33%) não sabe responder em quem votaria atualmente para Governador. O democrata Paulo Souto aparece com 28% e Rui Costa com 12% das respostas. Lidice da Mata é citada por 6% dos entrevistados.

Segundo turno

O IBOPE Inteligência questionou os entrevistados sobre a possibilidade de segundo turno entre os candidatos do DEM e do PSB. Neste cenário, quase metade dos eleitores baianos declaram a intenção de votar em Paulo Souto (49%) enquanto Lidice da Mata fica com 17% das menções. A proporção de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto fica em 18%.
Dada a impossibilidade de simulação de confrontos diretos entre todos os candidatos, o IBOPE Inteligência tem aplicado seguinte critério, adotado já em eleições anteriores, conforme comunicado ao TSE: na primeira rodada não aplicada a pergunta referente ao segundo turno. A partir da segunda rodada são confrontados os candidatos que tenham obtido 10% ou mais de intenção de voto na simulação do primeiro turno na rodada anterior.

Expectativa de vitória

Independentemente das intenções de voto, os entrevistados responderam também qual dos candidatos eles acreditam que será o vencedor nestas eleições. Cerca de metade dos entrevistados (51%) acredita na vitória de Paulo Souto. Um em cada dez eleitores apontam vitória do PT na Bahia. Enquanto 33% não sabem responder, sem alterações significativas em relação à primeira pesquisa.

Rejeição

Os dois candidatos melhores colocados nas intenções de voto têm índices de rejeição semelhantes: Paulo Souto tem 20% e Rui Costa 17% das menções, de modo que seus percentuais não sofrem alterações significativas em relação à primeira pesquisa. Lidice da Mata e Da Luz são mencionados por 20% e 21% dos entrevistados, respectivamente. Eleitores que não opinam a respeito totalizam 32%. Nesta pergunta os eleitores deveriam mencionar os candidatos em quem eles não votariam de jeito nenhum, podendo escolher mais de um nome.

Intenção de voto para o senado

Na disputa pelo cargo de Senador pela Bahia, o cenário permanece relativamente estável em relação à primeira pesquisa IBOPE/ TV Bahia. Geddel Vieira Lima, do PMDB, segue liderando a disputa com 35% das intenções de voto, tendo oscilado 1 p.p para mais. Otto Alencar, do PSD, permanece com o mesmo índice registrado na pesquisa anterior, 17%. Os demais candidatos obtêm até 4% das menções, cada um. Intenções de voto branco/ nulo somam 20% e indecisos 21% das respostas.
Na pergunta espontânea, quatro em cada dez eleitores baianos (41%) não sabem dizer sua intenção de voto para o Senado (na rodada anterior, eram 63%). Geddel recebe 21% das respostas e Otto Alencar 12%. Enquanto 22% declaram a intenção de votar branco/ nulo.

Intenção de voto para presidente

Perguntados sobre o cargo de Presidente, 47% dos eleitores da Bahia declaram a intenção de votar em Dilma (PT). Em segundo lugar aparece Marina Silva (PSB), com cerca de metade das intenções de voto da atual presidente (23%). Aécio Neves (PSDB) é citado por 10% dos entrevistados, mesma proporção de intenções de voto branco ou nulo. Os indecisos somam 8% das respostas.

Sem os estímulo dos nomes dos candidatos (pergunta espontânea) Dilma tem 41% das menções, Marina 18% e Aécio 9%. Neste caso, 18% dos eleitores baianos não sabem ou preferem responder sua intenção de voto.

Avaliação da atual administração

O IBOPE Inteligência pediu para que os entrevistados avaliassem a atual administração do governador de Jaques Wagner. Para 38% deles sua administração é regular, enquanto 31% a consideram ótima ou boa. Outros 27% fazem uma avaliação negativa de seu governo (ruim ou péssimo). Deste modo, não há alterações significativas em relação à pesquisa anterior.

Os eleitores da Bahia se mostram divididos quanto à aprovação da maneira de governar do atual governador: 45% aprovam e 44% desaprovam sua gestão (contra 49% e 40%, respectivamente, na pesquisa anterior). ​

Sobre a pesquisa

Período de campo:a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014.

Tamanho da amostra:foram entrevistados 1008 eleitores.

Margem de erro:a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Solicitante:pesquisa contratada pela Televisão Bahia S.A.

Registro:registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob registro nº BA-00013/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00433/2014.

Data de Publicação:28/08/2014

*Com informações do Ibope.

Baixe

IBOPE – Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos e administrativos da Bahia – Agosto de 2014

Leia +

Eleições 2014 – Bahia | Confira relatório da pesquisa de agosto, elaborada pelo Ibope

Eleições 2014 – Bahia | Confira relatório da pesquisa de julho, elaborado pelo Ibope

Eleições – 2014 | Rui Costa e Lídice da Mata criticam pesquisa do Ibope

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope aponta que como novo cenário eleitoral, Dilma Rousseff e Marina Silva podem disputar possível segundo turno

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]