Eleições 2014 – Bahia | Confira relatório da pesquisa de julho, elaborado pelo Ibope

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Ao analisar pesquisa, observa-se que 54% dos eleitores não decidiram em quem votar.
Ao analisar pesquisa, observa-se que 54% dos eleitores não decidiram em quem votar.
Ao analisar pesquisa, observa-se que 54% dos eleitores não decidiram em quem votar.
Ao analisar pesquisa, observa-se que 54% dos eleitores não decidiram em quem votar.

O candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto, obtém 42% das intenções de voto na primeira medição feita pelo IBOPE Inteligência, a pedido da TV Bahia, após a definição oficial das candidaturas. Em outro patamar, mais afastados do primeiro colocado, aparecem Lídice da Mata (PSB) e Rui (PT) com 11% e 8% das intenções de voto, respectivamente. Da Luz (PRTB) é mencionado por 2%, enquanto os demais candidatos apresentam 1% das menções cada um (Marcos Mendes, candidato pelo PSOL e Renata Mallet, do PSTU).

Neste momento, os indecisos correspondem a 17% dos eleitores e os que pretendem votar branco ou nulo somam 18%.

Também na pergunta espontânea, quando não é apresentado aos entrevistados o disco com os nomes de todos os candidatos, Paulo Souto desponta como o candidato com mais intenções de voto (17%). Rui e Lidice da Mata obtêm 5% e 4% das citações, respectivamente. Entre os outros concorrentes ao governo baiano, apenas Da Luz alcança 1% das menções cada. Os baianos que se declaram indecisos nesta pergunta somam 54%, uma proporção esperada nesta fase inicial da campanha. Os votos brancos ou nulos totalizam 15%.

Expectativa de vitória – O IBOPE Inteligência também perguntou qual dos candidatos, na opinião dos entrevistados, seria o próximo governador da Bahia, independentemente de sua intenção de voto. Paulo Souto obtém 50% das menções. Já os candidatos Lidice da Mata e Rui aparecem com 8% das menções, cada. Da Luz e Marcos Mendes alcançam 1% das citações. Aqueles que não sabem responder ou preferem não opinar nesta questão somam 32% das respostas.

Rejeição – O candidato Da Luz é o mais mencionado como aquele em que os eleitores baianos não votariam de jeito nenhum, com 27% das menções. Lidice da Mata é citada por 20%, enquanto Paulo Souto e Rui, são apontados por 18%, cada. Os candidatos Marcos Mendes e Renata Mallet tem 13% das menções, cada um. Nesta pergunta, os entrevistados poderiam citar mais de um nome entre os concorrentes ao cargo. Eleitores que afirmam espontaneamente a possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos são 11% e outros 25% não sabem ou preferem não responder.

Intenção de voto para o Senado – Na disputa pelo cargo de senador pela Bahia, Geddel Vieira Lima, do PMDB, aparece isolado na preferência dos eleitores, com 34% das intenções de voto. Otto Alencar, do PSD, é o segundo mais citado, já em outro patamar, com 17% das menções. Eliana Calmon (PSB) obtém 5%, enquanto Hamilton Assis (PSOL) e Idalba Marins (PEN) alcançam, cada um, 1% das intenções de voto. Os indecisos quanto ao voto para o Senado são 23% e os que declaram votar em branco ou anular são 19% do total de eleitores.
Já quando os nomes dos candidatos a senador pela Bahia não são apresentados, 63% dos eleitores não sabem ou preferem não opinar. Geddel é o candidato mais lembrado, com 11% de citações. Em seguida aparece Otto Alencar, com 6%. Entre os demais candidatos, apenas Eliana Calmon atinge 1% das intenções de voto. Brancos ou nulos correspondem a 18%.

Intenção de voto para presidente – Na Bahia, a atual presidente Dilma (PT) lidera as intenções de voto, com 48% das menções. Aécio Neves (PSDB), seu principal oponente neste momento, obtém 15% das menções e Eduardo Campos, do PSB, aparece com 8%. O candidato Pastor Everaldo, do PSC, tem a preferência de 3% dos eleitores baianos. Já os candidatos Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), ficam com 1% das intenções de votos, cada. Entre os baianos, 13% declaram que votarão em branco ou anularão seu voto para presidente e 11% estão indecisos.

Na pergunta espontânea, Dilma é a candidata citada por 36% dos eleitores da Bahia. Já o candidato Aécio Neves obtém 9% de menções e Eduardo Campos 5%. Nenhum dos demais concorrentes alcança 1% das intenções de voto com respostas espontâneas. Nesta pergunta, 34% não sabem ou preferem não opinar e 13% pretendem votar em branco ou anular o voto para presidente.

Avaliação da atual administração – 39% dos eleitores da Bahia avaliam a atual administração do governador Jaques Wagner como regular. A administração é considerada ótima ou boa para 29% dos eleitores. Já os que fazem uma avaliação negativa (ruim ou péssima) somam 27% dos eleitores. Sendo que 4% não sabem opinar sobre este assunto.

Quanto à aprovação do governo estadual, 49% declaram aprovar a maneira como Jaques Wagner vem administrando a Bahia, enquanto 40% desaprova. Outros 11% não sabem opinar.

A área da saúde é, claramente, aquela em que a Bahia vem enfrentando os maiores problemas, sendo citada por 77% dos baianos. Em seguida aparecem segurança pública (52%) e educação (48%). Nesta pergunta, era possível citar até três áreas diferentes.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 14_0467-1| 2014)

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho de 2014.

Tamanho da amostra: foram entrevistados 1008 eleitores.

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada pela Televisão Bahia Ltda.

Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob registro nº BA-00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00237/2014.

Baixe

IBOPE – Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos e administrativos da Bahia – Julho de 2014

*Com informações do Ibope e da Agência Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121617 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.