Educação objetiva ressocialização de presos do Conjunto Penal de Feira de Santana

Apenados-estudantes do Conjunto Penal de Feira de Santana.
Apenados-estudantes do Conjunto Penal de Feira de Santana.
Apenados-estudantes do Conjunto Penal de Feira de Santana.
Apenados-estudantes do Conjunto Penal de Feira de Santana.

Objetivando apresentar o resultado das atividades desenvolvidas no primeiro semestre letivo, o Colégio Estadual Paulo VI, através do anexo que funciona dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana, no bairro Aviário, realiza hoje (27/08/2014) encontro festivo com professores e estudantes. Durante o evento, pais e estudantes são homenageados em virtude de terem seus dias comemorativos no segundo domingo e no dia 11 deste mês respectivamente.

Para celebrar o momento, diversas atividades artístico-culturais como dança, música, arte cênica e diversas outras manifestações serão realizadas pelos próprios estudantes e professores daquele unidade educacional para marcar o dia. Haverá também distribuição do kit escolar para os estudantes, além de sorteio de brindes.

De acordo com a diretora, professora Ana Verena Rodrigues Amorim, o evento já é uma tradição no Colégio Paulo VI. “Nosso propósito é compartilhar os bons resultados adquiridos ao longo do primeiro semestre e celebrar este momento que também é uma conquista pedagógica sobretudo no contexto em que vivemos de pessoas subjugadas e marginalizadas pela sociedade”.

Na esteia do pensamento da diretora, o professor Reginaldo da Silva Santos assegura que o evento só se consolida por conta do apoio irrestrito da direção do conjunto penal. “Sem a participação direta do Dr. Edmundo Memeri Dumet, do diretor adjunto Clériston Leite e de Luciano Rego Maltez, coordenador de segurança e dos agentes penitenciários nossas atividades pedagógicas não obteriam os êxitos que ora celebraremos. Todo o corpo docente também tem lutado incansavelmente para ressocializar aqueles que socialmente não tem prestigio algum”, reconheceu o professor.

A professora de Geografia Margareth Moraes reforça o trabalho integrado entre as equipes técnicas em pedagogia e segurança na promoção da dignidade humana através da educação dentro do conjunto penal.  Essa partilha é visível para os estudantes João Paulo Cavalcanti e Marcelo Santos. Para eles essas políticas públicas de ressocialização é fundamental porque através da educação eles conseguiram enxergar um outro horizonte para reconstruírem a própria vida.

O evento está agendado para começar no horário  ás 14hs no auditório do Conjunto Penal com a participação de 200 estudantes privados de liberdade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111183 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]