Deputada Graça Pimenta incentiva população a doar sangue

Campanha de doação de sangue.
Campanha de doação de sangue.
Campanha de doação de sangue.
Campanha de doação de sangue.
Campanha de doação de sangue.
Campanha de doação de sangue.

Recentemente o Ministério da Saúde lançou uma campanha de incentivo à doação de sangue cujo slogan é “Seja para quem for, seja doador”. A meta do órgão é aumentar continuamente a quantidade de doadores de sangue no país. Atualmente são coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde a 1,8% da população doando sangue.

Profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), reforça apoio à campanha e incentiva população a doar sangue. “Neste momento, inúmeras pessoas estão precisando de sangue em todo o país. Por isso, aqueles que se enquadram nos requisitos estabelecidos para doar sangue e ainda não doaram podem refletir sobre a importância desta ação e colocá-la em prática. Este ato simples, de solidariedade, pode salvar vidas”, destaca a parlamentar.

A idade mínima para doação é 16 anos – com autorização dos pais ou responsáveis. As pessoas que desejam doar sangue devem apresentar algumas condições básicas, dentre elas ter boa saúde, possuir entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado – evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação; e apresentar documento original com foto.

Contudo, não podem doar sangue mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade e aquelas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas; usuários de drogas, e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.