Deputada Graça Pimenta destaca ‘Dia nacional de combate ao fumo’

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no país nesta sexta-feira (29/08/2014). De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões são mulheres), sejam fumantes.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) apontam o surgimento de 27.330 casos de câncer de pulmão, somente este ano, no Brasil. Deste número, 16.400 casos são em homens e 10.930 casos em mulheres. O Inca informa em sua página ainda que 22.424 pessoas morreram em 2011 por conta da doença.

As informações da Organização Mundial de Saúde chamam a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL). Segundo a parlamentar é preciso que as pessoas atentem para os riscos e as doenças ocasionadas pelo consumo do cigarro.

“É preciso frisar para a população que, segundo estudos, os fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes maior de sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de duas vezes mais risco de sofrer derrame cerebral, do que uma pessoa que não fuma. No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país e sabemos que este tipo de câncer tem como um dos principais fatores de risco o consumo de tabaco. Por isso, vamos agir para evitar que o número de casos registrados por conta das doenças ocasionadas pelo fumo aumente”, afirma a parlamentar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116779 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.