Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de agosto de 2014

O artista plástico Juraci Dórea, personagem do documentário “ Expedição Terra” na TVE Bahia.
O artista plástico Juraci Dórea, personagem do documentário “ Expedição Terra” na TVE Bahia.
O artista plástico Juraci Dórea, personagem do  documentário “ Expedição Terra” na TVE Bahia.
O artista plástico Juraci Dórea, personagem do documentário “ Expedição Terra” na TVE Bahia.

Verdade no CUCA

Mais quatro vítimas da ditadura militar foram ouvidas na quarta-feira (27/08/2011), pelo Grupo de Trabalho da Comissão Estadual da Verdade da Bahia, em Feira de Santana, na 5ª Audiência Pública. Os depoimentos ocorreram, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) sendo prevista até o encerramento desta coluna a palavra do ex-padre Albertino Carneiro, fundador do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Fidelmário Barberino, policial que era ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), dona Zulimar Nascimento, viúva do empresário Francisco Nascimento, conhecido como Chiquinho, militante do PCB, e Dalvina de Jesus, viúva de Raimundo de Jesus.

Averiguação da MRV

O vereador Ronny (PSDB) declarou na Câmara Municipal de Feira de Santana que está com a equipe jurídica da Casa, averiguando uma denúncia contra a construtora MRV, recebida em seu gabinete. “Se isso tiver veracidade é caso de cadeia. O que eles estão fazendo em Feira de Santana é caso de estar atrás das grades”, denunciou. O vereador José Carneiro (PSL) afirmou que a MRV está comercializando e fazendo até mesmo financiamento de imóveis sem a liberação do Habite-se. “Isso é fraude. Algo que é para outra matéria no Fantástico”, disse Ronny. Do Blog: Bahia na Politica.

Data de dom Itamar

Completou 74 anos, quarta feira ultima, o arcebispo metropolitano de Feira de Santana dom Itamar Vian, que tem um vasto currículo acadêmico e religioso, foi diretor de Estudantes de Filosofia em Ijuí e Pelotas (1969-1975); professor de Psicologia e Meios de Comunicação Social na Faculdade de Ijuí, em 1969. Na Universidade Católica de Pelotas foi o Decano do Centro de Educação e Ciências do Homem e Coordenador do Departamento de Psicologia e Antropologia, de 1970 a 1975. Foi Definidor da Província dos Frades Capuchinhos do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1976 a 1984. De 1984 a 1995 foi Bispo de Barra; Bispo de Feira de Santana, de 1995 a 2001; primeiro Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, em 2002 e escritor.

Expedição da Terra, de Juraci

Amanhã, às 16h, a TVE Bahia estréia o documentário “Expedição Terra”, um registro da expedição comandada pelo artista visual o feirense Juraci Dórea, que partindo de Feira de Santana no dia 13 de junho, seguiu viagem por várias cidades do interior da Bahia, finalizando o percurso em Canudos e Cororobó, “plantando” esculturas em couro e madeira por onde passou. Da ação, que integra a programação da 3ª Bienal da Bahia, participaram artistas, convidados, interessados e curiosos que juntaram-se ao grupo desde a partida ou durante o trajeto pelas estradas.

A Expedição Terra é a segunda etapa da 50ª edição do Projeto Terra, desenvolvido para a Bienal da Bahia. A primeira etapa aconteceu no dia 30 de maio com a Ocupação Artística da Fazenda Fonte Nova, no sopé da Serra de São José das Itapororocas, distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. No lugar onde funciona a Casa Museu Eurico Alves, Juraci produziu uma escultura. Um dos artistas mais engajados com o projeto curatorial da 3ª Bienal da Bahia, Juraci Dórea, 70 anos, é autor da identidade visual do evento. O artista é escultor, pintor, fotógrafo,  poeta, desenhista e arquiteto.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3310 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.