Câmara de Salvador | Vereador Tiago Correia defende veterinários contra críticas de Marcel Moraes

Vereador Tiago Correia critica duramente Marcel Moraes.
Vereador Tiago Correia critica duramente Marcel Moraes.
Vereador Tiago Correia critica duramente Marcel Moraes.
Vereador Tiago Correia critica duramente Marcel Moraes.

Ao saber da entrevista concedida pelo vereador Marcel Moraes (PV) a uma rádio de Salvador, onde o edil faz declarações contra os médicos veterinários, o vereador Tiago Correia (PTN) prontamente saiu em defesa da categoria. “Ao afirmar que agora as castrações são de graça, e que ele quer dar prejuízo aos veterinários, o vereador Marcel faz uma defesa apaixonada da sua causa, mas esquece que quem realiza essas cirurgias são profissionais que são remunerados para isso, profissionais como outros que têm contas para pagar”, afirmou Correia.

Veterinário por formação, Tiago Correia afirmou que “quem quiser fazer filantropia, esteja a vontade, sendo ou não profissional”. Ele ainda acredita que o vereador Marcel Moraes tem uma resistência à classe por conta de uma visão mais apaixonada que tem pelos animais, confrontando sentimentos com questões médicas e técnicas, apesar de ter projetos relevantes, a exemplo do Hospital Público Veterinário.

“Muitas vezes o leigo acredita que o melhor para o animal é um tratá-lo como um humano, esquecendo que cada um tem suas necessidades biológicas e hábitos que variam muito de espécie para espécie. Logo, quando é dado o tratamento específico, o mesmo não é entendido ou aceito por quem não tem os conhecimentos técnicos. Por exemplo, existem pessoas que insistem em dar banhos diários em cães e alimentá-los com comida humana, até mesmo bolo, sem saber o prejuízo que causam ao animal”, relatou Correia.

O vereador do PTN ainda afirmou que o exercício da medicina veterinária hoje em dia é muito especializado, e que existem clínicas muito bem aparelhadas, que não devem nada a clínicas humanas, com custo alto e alta demanda. “A sociedade precisa entender a importância que o médico veterinário tem em nossas vidas, estando presente desde o café da manha, quando o leite, a manteiga, o queijo e o presunto foram inspecionados desde o momento da sua produção até o seu beneficiamento. Isso sem falar nos programas de saúde pública, combatendo zoonoses como raiva, tuberculose e outras doenças que são perigosas para a vida humana”, frisou.

“Enfim, o papel do veterinário vai muito além de cuidar de animais. É uma profissão bastante complexa e muito importante para o avanço científico, pois programas de melhoramento genético em animais, além de aumentar a produção que nos alimenta, trouxeram grandes conquistas para a reprodução humana, como também pesquisas na área de nutrição animal produziram muito conhecimento importante na nutrição humana. O que é preciso de fato é a valorização e o reconhecimento de uma profissão que é muitas vezes esquecida e pouco valorizada”, complementou Tiago Correia.

O vereador disse que o veterinário não é apenas “médico de cachorro”. “Somos muito mais! E em relação a desvios de conduta, qualquer profissão está sujeita a isso, mas tenho total confiança no Conselho de Medicina Veterinária que é muito atento e atuante”, finalizou.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141309 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário