Acordo de cooperação é assinado entre SEFAZ-Bahia e o Instituto dos Auditores Fiscais

Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, durante reunião com auditores fiscais.
Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, durante reunião com auditores fiscais.
Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, durante reunião com auditores fiscais.
Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, durante reunião com auditores fiscais.

Auditores Fiscais da capital e do interior da Bahia compareceram na manhã de hoje (11/08/2014) à Sala de Reuniões do GASEC, no prédio da SEFAZ-BA, para a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) e a SEFAZ. O evento foi marcado pelo termo de cessão dos direitos de uso do Sistema Integrado de Auditoria Fiscal (SIAF), desenvolvido pelo Instituto.

A cessão do software à Secretaria da Fazenda Estadual se deu sem qualquer ônus para o Estado da Bahia, e tem por objetivo colaborar para o desenvolvimento da SEFAZ-BA e facilitar o dia-a-dia dos Auditores Fiscais nas atividades de fiscalização. Durante o seu discurso, o subsecretário da Fazenda, João Aslan parabenizou a iniciativa e comprometimento da direção do Instituto, e agradeceu em nome de todo o quadro de servidores pelo moderno e eficiente programa.

O acordo que envolve o fornecimento do número de licenças necessárias para equipar toda o quadro de auditoria da SEFAZ-BA, prevê ainda suporte múltiplo, atualizações e contínuo desenvolvimento do aplicativo, que, quando ainda estava em estágio experimental, foi responsável pela recuperação de mais de 100 milhões de reais nos últimos meses, mostrando-se uma poderosa ferramenta a ser utilizada no combate à sonegação fiscal.

Durante a cerimônia, a presidente do IAF, Lícia Soares falou da importância daquele momento histórico, tanto para o Instituto como para a Secretária da Fazenda e parabenizou os auditores Jorge Gonzaga e Joaquim Maurício, coordenadores técnicos do projeto, por terem abraçado a ideia e dedicado tempo e conhecimento em auditoria e informática para o desenvolvimento deste aplicativo de excelência.

“Ao decidirmos criar o SIAF – Sistema Integrado de Auditoria Fiscal – ainda na gestão do nosso colega Helcônio Almeida, sabíamos quão longa e desafiadora seria esta empreitada. Sair do estágio zero para o desenvolvimento de um potente aplicativo. Mesmo assim, isso não foi obstáculo, para que, um grupo de obstinados empreendedores, imbuídos do único objetivo de dotar o quadro de Auditores Fiscais do Estado da Bahia de uma pioneira ferramenta tecnológica, apta a desbravar o, até então, desconhecido e inovador ambiente da NFE e do SPED, pudesse desenvolver o mais completo aplicativo do gênero”, disse a presidente.

Dando continuidade ao evento, o atual Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, entregou placas de homenagem aos principais coordenadores da equipe técnica que desenvolveu o sistema que promete colocar a Sefaz/Ba na vanguarda da auditoria fiscal eletrônica em ambiente SPED e NFE.

Por fim, os Auditores Fiscais, Jorge Gonzaga e Joaquim Maurício, agradeceram pela homenagem e pelo apoio do Instituto para o desenvolvimento deste projeto tão pioneiro e de grande valia para o trabalho de Auditoria Fiscal, que consequentemente, trará retorno para toda a sociedade baiana e crescimento para o Estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120765 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.