Universidade Federal do Recôncavo da Bahia comemora nove anos de conquistas na inclusão social e excelência acadêmica

UFRB comemora 9 anos de fundação.UFRB comemora 9 anos de fundação.
UFRB comemora 9 anos de fundação.

UFRB comemora 9 anos de fundação.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no dia 29 de julho de 2014, nove anos de história. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo, com o objetivo principal de explorar o potencial socioambiental e cultural da região, bem como servir de polo integrador. Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social.

No início de suas atividades, eram 15 cursos de graduação e um curso de mestrado. Em 2014, já são 40 cursos de graduação, 2 programas de pós-graduação com doutorado, 7 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais, 6 especializações e uma residência clínica. Com uma média de 9 mil estudantes, a instituição ofertou este ano mais de 2.400 vagas na graduação, sendo a primeira universidade do país a ter uma pró-reitoria de políticas afirmativas e a única a promover anualmente um fórum internacional sobre o tema.

A UFRB possui hoje 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema. Na UFRB, dos 50% das cotas, 76,67% são reservados à população negra.

É também destaque na produção científica. Em 2010, sediou a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do Nordeste, que se desdobrou na Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Recentemente, concorrendo com 104 instituições, sendo 83 universidades e 21 institutos de pesquisa, a UFRB foi a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Polo integrador

Concebida em um modelo multicampi, a UFRB está presente em seis municípios do Recôncavo com sete centros de ensino: o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira; o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; o Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro da Purificação.

Com sua trajetória de conquistas e preparada para os novos desafios, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem cumprido a meta de garantir educação pública, inclusiva e de qualidade aos moradores do Recôncavo e à sociedade brasileira.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]