Secretaria da Educação do Estado e UFSB assinam convênio para a implantação dos Colégios Universitários

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Secretário de Educação Osvaldo Barreto firma convênio com a UFSB.
Secretário de Educação Osvaldo Barreto firma convênio com a UFSB.
Secretário de Educação Osvaldo Barreto firma convênio com a UFSB.
Secretário de Educação Osvaldo Barreto firma convênio com a UFSB.

As secretarias da Educação e da Administração do Estado da Bahia, juntamente com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), assinaram, nesta quarta-feira (16/07/2014), convênio de cooperação institucional para a cessão de espaços visando à implantação dos Colégios Universitários da UFSB. Os Colégios funcionarão em salas das escolas estaduais de 16 municípios, com professores e gestão da universidade. O evento, que aconteceu na sede da UFSB, em Porto Seguro, contou com as presenças dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Administração, Edelvino Góes, além do reitor da UFSB, Naomar Filho.

A perspectiva é a de que as aulas nos Colégios Universitários comecem neste semestre, com a oferta de cursos preparatórios para os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI), conforme a proposta institucional da própria UFSB. Foram ofertadas 700 vagas que beneficiarão estudantes pré-selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos municípios de Porto Seguro, Coaraci, Canavieiras, Mucuri, Eunápolis, Ubaitaba, Camacã, Pau Brasil, Santa Cruz de Cabrália, Itacaré, Caravelas, Nova Viçosa, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus e Itamaraju.

“Com este convênio, a ampliação da oferta da educação superior está sendo viabilizada em escolas de ensino médio da rede estadual dirigida aos alunos de escolas públicas. É mais uma ação do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, que atende a uma demanda por ensino superior nos municípios, e, ao mesmo tempo, fortalece a educação básica na Bahia”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

UFSB – A Universidade, que está em fase de implantação, abrangerá 48 municípios, que concentram cerca de 70 mil alunos ensino médio, com uma demanda de 17 mil vagas para o ensino superior. “Esta é mais uma forma de democratizar o acesso dos estudantes da rede pública estadual ao ensino superior, e levar a universidade a locais distantes”, destacou o coordenador do Fórum Estadual de Educação e da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (Codes), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo.

Para Naomar Filho, a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a UFSB irá abrir novas perspectivas em todas as áreas de atividade, o que é um fator de inclusão social. “O fato de instalarmos a UFSB na região Sul sinaliza que vamos atuar de forma proativa como agentes provocadores de mudanças no ensino médio e na própria vida cultural, social e econômica da nossa região”, disse o reitor.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]