Seagri Bahia homenageia o ‘Dia do Agricultor’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Agricultores são homenageados pelo Governo da Bahia.
Agricultores são homenageados pelo Governo da Bahia.
Agricultores são homenageados pelo Governo da Bahia.
Agricultores são homenageados pelo Governo da Bahia.

“Hoje é uma data especial para nós” disse nesta segunda-feira (28/07/2014) o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, lembrando o Dia do Agricultor. Ele destaca que “o agricultor é um trabalhador que merece ser homenageado pela importante missão que desenvolve, sendo o grande responsável pelo alimento que chega às nossas mesas”. No Brasil, mais de cinco milhões de famílias dedicam-se à agricultura, sendo que a Bahia conta com cerca de 750 mil estabelecimentos rurais, dos quais 665 mil de agricultores familiares. Cerca de 30% da população do estado é rural.

“Nesta data, a Secretaria da Agricultura externa seu reconhecimento, rende homenagens e parabeniza as mulheres e homens do campo, seja o trabalhador rural, o pequeno agricultor, o médio ou o grande empresário do agronegócio e da agroindústria, que com disposição e coragem enfrentam as adversidades climáticas, doenças e pragas e tornam a terra fecunda, assumindo riscos e produzindo matérias-primas e alimentos que abastecem as cidades, contribuindo para a grandeza do País”, afirmou Jairo Carneiro.

Destacando a importância desse setor da economia, Jairo Carneiro aponta que a agropecuária é responsável por 24% do PIB baiano, 30% dos empregos e 42% das exportações. “Os agricultores, compreendendo também os que se dedicam à pecuária, pesca e aquicultura, são responsáveis pela presença da Bahia no cenário nacional, aparecendo sempre nos primeiros lugares na produção de quase todas as culturas, a exemplo do guaraná, cacau, coco, sisal, algodão e laranja, caprinos e ovinos dentre outros”,

O dia 28 de julho foi instituído como o Dia do Agricultor em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, durante as comemorações do centenário do Ministério da Agricultura, criado em 1860 durante o Segundo Império na estrutura do gabinete de Dom Pedro II com a denominação de Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Desde então esse ministério passou por várias mudanças, até que em 31 de agosto de 2001, através da Medida Provisória 2216-37 recebe o nome de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121740 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.