Salvador: workshop gratuito capacita empresários do setor audiovisual

Página do site da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO).
Página do site da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO).

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2014, Salvador recebe o workshop Objetiva: Empreendedorismo em Foco, voltado para empresários do setor audiovisual. A iniciativa é da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e o Sebrae. A capacitação, em Salvador, acontece no Hotel Pestana (Rua Fonte do Boi, 216), das 9h às 17h30, no dia 31, e das 8h30 às 18h30, no dia 1º. O workshop tem entrada gratuita e vagas limitadas, com inscrições até 29 de julho pelos e-mails [email protected] e [email protected]

Na abertura institucional, Odete Cruz, gerente executiva de Capacitação da Apro, explicará aos participantes sobre a metodologia do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual. Na sequência, Débora Mazzei, analista técnica da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços do Sebrae, vai falar sobre a atuação da instituição no mercado.

Erick Krulikowski, consultor em Gestão de Negócios Audiovisuais, abordará no primeiro dia do evento questões sobre empreendedorismo, plano de negócios criativos, desenvolvimento e modelagem de negócios e ferramentas de gestão. O profissional tem 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas de cultura e educação, com ênfase em plano de negócios, planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Assessor de Estratégia de Negócios e Cooperação Internacional do Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG), Krulikowski é professor convidado do MBA de Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas e do pós-MBA do BI International, além de sócio diretor da iSetor.

No dia 1º de agosto, Débora Ivanov, advogada e sócia-diretora da Gullane Entretenimento S.A., produtora de conteúdo para cinema e televisão, falará sobre fontes de financiamento, destacando o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade no Brasil.

No mesmo dia, haverá um seminário com Deborah Calla, produtora, escritora e roteirista brasileira, que reside há 19 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, sobre roteiro e a importância da relação entre o produtor e o roteirista para o desenvolvimento de pilotos para televisão e cinema. Os tópicos abordados na apresentação de Deborah abrangem como trabalhar com um roteirista, estrutura de longa-metragens, estrutura de seriado de televisão, “writer’s room” (TV), novos modelos, transmídia, “loglines e pitching”, ferramentas de vendas e “packaging”.

Deborah Calla é diretora do comitê de diversidade do Producers Guild of America, membro do sindicato de roteiristas americanos Writers Guild of America (WGA) e produtora de um dos mais bem sucedidos workshops daquele país: The Producers Guild of America Power of Diversity Workshop. A profissional também já produziu eventos com a presença e participação de Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal), Vince Gilligan (Breaking Bad), Conchata Ferrell (Two and a Half Men), Jimmy Kimmel (Late Night With Jimmy Kimmel), entre outros.

Projeto

Lançado em outubro de 2013, o Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Projeto é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.

Além da capacitação das produtoras, será feito uma pesquisa de mapeamento nacional do setor, para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110914 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]