Professor da Uefs é coautor de obra sobre Direito e Cristianismo

Agenor Sampaio participa de obra literária.
Agenor Sampaio participa de obra literária.
Agenor Sampaio participa de obra literária.
Agenor Sampaio participa de obra literária.

O Direito analisado sob a ótica do Cristianismo, com temas atuais e polêmicos envolvendo Direito e Religião, é tema de obra escrita por juristas de diversos estados brasileiros, dentre eles o advogado Agenor Sampaio Neto, professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O lançamento será nesta sexta-feira, dia 18 de julho de 2014, às 19h, em Salvador, na Livraria Cultura, localizada na avenida Tancredo Neves, Salvador Shopping.

Em Direito e Cristianismo, obra coletiva organizada pelos professores Antonio Carlos da Rosa Silva Júnior (Rio de Janeiro), Ney Maranhão (Pará) e Rodolfo Pamplona Filho (Bahia), o professor Agenor Sampaio Neto aborda o tema A Responsabilidade do Médico nas Etapas da Fertilização In Vitro. O trabalho  salienta a necessidade de limites éticos ao profissional da Medicina no procedimento de implantação de embriões para inseminação artificial visando a gravidez.

Para Agenor Sampaio Neto, a legislação brasileira ainda não regula a questão da implantação de embriões em seres humanos. “Faz-se necessário que o Direito contribua para afastar este vácuo legislativo visando a proteção não apenas da mãe, como também do novo ser que é gerado e do próprio médico”, observou.

Direito e Cristianismo contou com o prefácio do professor doutor Jônatas Machado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que afirmou: “Inteiramente, pertinente e atempada a publicação da presente obra coletiva, explorando as relações que o Direito estabelece com a religião e a liberdade religiosa nas mais variadas frentes”. O professor acrescenta que se trata de uma iniciativa precursora “que deve ser seguida de muitas outras do gênero”.

Para a ministra do Tribunal do Superior do Trabalho do Brasil, Delaíde Arantes, que também  prefaciou a obra, “hoje são poucas as obras cuidadosamente produzidas que relacionam o Direito à conduta humana e à Bíblia Sagrada”. Ela afirmou ainda que Direito e Cristianismo “é uma obra rara e inovadora que se presta a trazer o conhecimento jurídico acerca de questões inerentes ao homem e à sociedade, sob a luz e a perspectiva bíblica”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]