Prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim falece em Salvador

Natural de São Francisco do Conde, Rilza Valentim foi professora de química e começou a carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Foi vereadora por dois mandatos, nos anos de 2000 e 2004. Em 2008, foi eleita prefeita, sendo reeleita, em 2012, com mais de 75% dos votos.
Natural de São Francisco do Conde, Rilza Valentim foi professora de química e começou a carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Foi vereadora por dois mandatos, nos anos de 2000 e 2004. Em 2008, foi eleita prefeita, sendo reeleita, em 2012, com mais de 75% dos votos.

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim de Almeida Pena (52 anos), morreu na tarde desta quinta-feira (24/07/2014). Ela estava internada em Salvador, no Hospital Aliança desde o último domingo para tratamento de anemia falciforme.

As primeiras informações apontam que a morte foi decorrente de embolia pulmonar. O local e a data do sepultamento ainda não foram divulgadas.

Nascida em São Francisco do Conde, em 16 de fevereiro de 1962, Rilza deixa três filhos. Ela iniciou sua trajetória como gestora pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação da cidade. Depois foi eleita vereadora para dois mandatos nos anos de 2000 e 2004. No ano de 2008, Rilza foi eleita Prefeita e em 2012 foi reeleita com mais de 75% dos votos.

O vice-prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município.

Confira notas de condolências 

“Perdi uma amiga”, lamenta Otto Alencar com a morte da prefeita de São Francisco do Conde 

O falecimento da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, é uma grande perda para o município e para a política baiana. “Estou profundamente abalado com a morte da minha amiga Rilza Valentim, que a conheci antes de entrar na política e agora, como prefeita, nos encontramos no sábado, em comício, quando ela declarou apoio a nossa candidatura e agora nos deixou”, lamenta o vice-governador e candidato ao Senado Federal, Otto Alencar, da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”.

Rui Costa: “saudade de uma inesquecível companheira”

Perdemos a companheira, amiga e uma mulher de fibra que lutava por seus ideais e defendia com bravura o povo de sua terra, São Francisco do Conde. Estou profundamente triste e consternado, sobretudo porque Rilza Valentim partiu tão prematuramente, com tantos sonhos e projetos a realizar.

Rilza era uma líder autêntica e idealista, que combatia as injustiças e defendia a liberdade e a igualdade. Deixou um legado de grandes realizações e desenvolvimento para cidade onde nasceu e construiu sua trajetória política.

Deixo meu abraço e solidariedade aos amigos, familiares de Rilza e a todos os seus conterrâneos que nesse momento também estão em silencio, homenageando a memória da inesquecível companheira.

Rosemberg Pinto destaca amizade

“É com muita dor e tristeza que recebo a notícia da perda dessa companheira de luta e grande amiga, Rilza Valentim. Não só São Francisco do Conde, mas toda a Bahia perde hoje uma grande filha, mãe e mulher que nunca mediu esforços para lutar por conquistas para seu município e condições dignas para seu povo.”, declarou o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia, que cancelou a inauguração do seu comitê, que aconteceria na sexta (25), bem como toda a sua agenda política, para dedicar sua atenção aos familiares e amigos da prefeita.

Nelson Pelegrino: “perda lastimável e inesperada”

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) lamenta a morte da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, vítima de embolia pulmonar na tarde desta quinta-feira (24). “Estou chocado com esta perda lastimável e inesperada. Rilza era uma pessoa generosa, de bem com a vida, mulher guerreira, política competente, que tinha compromisso com o projeto da maioria. O nosso partido perde uma das mais brilhantes prefeitas e eu perco uma grande amiga”.

Ex-presidente Lula

“Com muito pesar, soubemos esta noite da perda da companheira Rilza Valentim, prefeita de São Francisco do Conde, Bahia. Estivemos juntos recentemente no dia 12 de maio, na inauguração do campus da Unilab em sua cidade, e chamava a atenção sua vitalidade, alegria e compromisso com o povo. Seu falecimento é uma perda para sua cidade, para a Bahia e para o Partido dos Trabalhadores. Nesse momento de dor, nos unimos aos familiares, amigos e cidadãos de São Francisco do Conde.

Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva

Governador Jaques Wagner lamenta morte da prefeita Rilza Valentim

O governador Jaques Wagner lamentou profundamente a morte precoce da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, aos 52 anos, na noite desta quinta-feira (24/07/2014), e destacou, entre suas mais importantes lutas, a da implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município do Recôncavo baiano.

Para Wagner, Rilza representava a força da mulher, negra e nordestina, que venceu por sua garra e determinação. “Uma grande liderança, uma mulher guerreira com uma trajetória de lutas exemplar. É com pesar que recebo esta notícia e me solidarizo com familiares, amigos e o povo sanfranciscano, que soube reconhecer seu valor”, disse.

A prefeita foi reeleita em 2012 com ampla maioria dos votos (75,89%). São Francisco do Conde é a cidade brasileira que tem a maior arrecadação per capta, com a segunda refinaria de petróleo do país.

“Rilza cumpriu sua missão e será sempre um exemplo de luta em defesa das causas sociais e pelo desenvolvimento da nossa Bahia”, finalizou o governador.

Prefeita de São Francisco do Conde emite nota de pesar

É com imenso pesar que a Prefeitura de São Francisco do Conde informa que veio a falecer, na tarde desta quinta-feira (24), às 17h30, no Hospital Aliança, em Salvador, a prefeita Rilza Valentim. A morte se deu por “Embolia Pulmonar”, decorrente de Anemia Falciforme, doença que já acometia a gestora.

O velório acontece na Câmara Municipal de São Francisco do Conde, nesta sexta-feira (25/07/2014). O enterro será às 16 horas no cemitério local.

Baixe

Biografia de Rilza Valentim de Almeida Pena

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.