Pescadores do Rio São Francisco recebem 82 embarcações de alumínio

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Barcos de alumínios são entregues para pescadores do rio São Francisco.
Barcos de alumínios são entregues para pescadores do rio São Francisco.
Barcos de alumínios são entregues para pescadores do rio São Francisco.
Barcos de alumínios são entregues para pescadores do rio São Francisco.

Centenas de pescadores do Rio São Francisco poderão trabalhar com mais tranquilidade e maior produtividade a partir desta semana. A Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) – em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – entregou nesta quinta-feira (17/07/2014), mais de 80 canoas de alumínio nas cidades de Xique-Xique, Muquém do São Francisco e Barra. A entrega dos barcos faz parte do Projeto Renovar, que visa substituir embarcações obsoletas atuais por barcos mais leves e seguros, proporcionando mais conforto aos pescadores e contribuindo para o aumento da produção e renda.

“As embarcações possuem 7,60 metros de comprimento e estão equipadas com motor de popa e kit salvatagem, permitindo que os pescadores possam ampliar sua área de atuação e trabalhar de forma mais segura. Com esta entrega, alcançamos a marca de 300 canoas já distribuídas, de um total de 800 embarcações que temos como meta entregar até o final deste ano”, comemora o diretor-técnico da Bahia Pesca, Gilvan Lima.

“Fomentar a pesca e a aquicultura na Bahia envolve melhorar as condições de trabalho dos pescadores baianos, disponibilizando ferramentas para aqueles que querem aumentar a produção e a renda. As novas embarcações, em conjunto com as demais ações que estamos implantando nos territórios do Velho Chico e de Irecê, vêm colaborar com o crescimento da produtividade destes trabalhadores”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

A pesca no Rio São Francisco 

Na Bahia, a Bacia do Rio São Francisco ocupa aproximadamente 300 mil km², cerca de 47% da área estadual. Além de fonte de alimento, a pesca é uma das principais atividades geradoras de renda da população e emprega em média 30 mil pessoas entre pescadores, familiares diretamente envolvidos e atravessadores.

A frota pesqueira na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é constituída de mais de 11 mil unidades, sendo 91% de embarcações movidas a remo e apenas 9% de canoas a motor. “Isto significa que, em um prazo pouco superior a um ano, o Projeto Renovar irá atualizar quase 10% da frota pesqueira do estado”, afirma Cássio Peixoto.

Quase todas as embarcações possuem casco de madeira, o que revela outra vantagem do Projeto Renovar. “O Renovar diminui a pressão para extração da madeira da mata atlântica, habilita jovens empreendedores para trabalhar no segmento da construção naval artesanal e disponibiliza para milhares de famílias um importante meio de produção”, complementa o gestor.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121648 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.