Movimentos sociais realizam ações em Feira de Santana em defesa do Plebiscito Constituinte

Movimentos sociais realizam ações em Feira de Santana em defesa do Plebiscito Constituinte.

Movimentos sociais realizam ações em Feira de Santana em defesa do Plebiscito Constituinte.

Há dois meses da coleta de assinaturas do Plebiscito Popular pela Constituinte, as organizações que constroem o plebiscito realizam diversas ações de caráter nacional na manhã desta segunda-feira (07/07/2014).

Na cidade de Feira de Santana, movimentos sociais como o MST, Levante Popular pela Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Organização de Mulheres em Defesa da Cidadania (Momdec), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Consulta Popular, realizaram uma batucada, panfletagens e diálogo com a população feirense no Centro de Abastecimento e no Terminal Central. As ações ainda aconteceram, ao menos, em mais 12 estados.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujas coletas de votos acontecem na semana da pátria, entre os dias 1 a 7 de setembro.

Plebiscito Constituinte

Desde agosto de 2013, mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos constroem a ferramenta do Plebiscito Popular para promover mudanças no sistema político brasileiro.

Durante a semana da pátria, a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político, com uma pergunta única: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”

O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política. Atualmente, já foram construídos mais de 500 comitês populares em todo o Brasil, espaço em que um grupo de pessoas interessadas em realizar o Plebiscito, seja na sua cidade, escola, bairro ou associação comunitária, entre outros, se aglutina para realizar ações de divulgação e formação da atividade.

Sobre denúncia dos Bancos

Na noite do dia anterior, alguns Bancos de Feira de Santana foram alvos de manifestações de denúncia do financiamento privado das campanhas eleitorais!

“Os principais agentes financiadores das campanhas milionárias, através das quais permanecem no poder os mais corruptos, são os bancos privados. Por isso nós, movimentos sociais de Feira de Santana, estamos aqui hoje para denunciar aqueles que manipulam as eleições, a elaboração das leis e das políticas públicas do nosso país de acordo com os seus próprios interesses. Ações como essa acontecem em ao menos mais 12 estados. ” (trecho do panfleto anexo distribuído)

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]