

Em entrevista, o edil Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM) avaliou a 17ª legislatura e falou, entre outros assuntos, sobre sua atuação na liderança do governo e as adequações que foram feitas no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Carlito do Peixe, como é mais conhecido, exerce o 6º mandato de vereador. Ele assumiu por duas vezes consecutivas a Presidência da Casa da Cidadania. Foi também vice-presidente da Casa, corregedor, vice-líder governista e integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.
Como o senhor se sente ocupando a liderança do governo na Câmara Municipal?
Antônio Carlos Ataíde – Avalio essa função como trabalhosa, mas compensativa. O líder tem a missão de representar o Governo Municipal no Legislativo, manter coesa a bancada governista, estabelecer um bom diálogo entre o Governo e a oposição e articular pela aprovação de matérias de interesse do Executivo. Tenho uma boa relação com os meus pares, tanto de situação quanto de oposição. Nosso debate é político, no campo das idéias, e não no campo pessoal; discutimos matérias e assuntos da cidade sempre de forma respeitosa, sem desabonar a conduta de ninguém.
Como o senhor avalia a atual legislatura?
Antônio Carlos Ataíde – Muito boa, é uma legislatura que trouxe 12 vereadores novos para esta Casa, que estão empenhados em representar bem as comunidades de Feira de Santana. Vejo com bons olhos esta 17ª legislatura.
Este ano, o aumento do IPTU foi um dos assuntos mais polêmicos da cidade de Feira de Santana. Em sua opinião, as queixas dos munícipes em relação ao reajuste foram justas? E o que tem sido feito para amenizar ou resolver a situação?
Antônio Carlos Ataíde – Olha, ninguém gosta de pagar imposto, embora pagamos impostos em tudo que usamos. Todo cidadão dono de imóvel, residencial ou comercial, sabe que tem que pagar todo ano o IPTU. O que foi feito este ano foi uma adequação no valor venal dos imóveis. O tributo ficou mais de 12 anos sem reajuste. Os donos de imóveis que não concordaram com os novos valores do IPTU pediram revisão. A Secretaria da Fazenda fez as devidas correções e mais de 80% das pessoas pagaram o imposto.
Entre as ações da sua gestão de presidente da Câmara Municipal, qual o senhor destacaria como a mais importante?
Antônio Carlos Ataíde – Foram muitas ações, na ocasião em que fui presidente, eu comprei, por exemplo, com recursos próprios da Câmara, o Prédio do Legislativo Feirense Vereador Dival Figueiredo Machado (prédio anexo), onde hoje funciona os gabinetes dos vereadores. Antes da minha gestão, o imóvel era alugado à Câmara. Esta ação trouxe vantagens econômicas para a Casa.
Ascom: Vereador, o senhor pretende exercer outro cargo político após este sexto mandato de vereador?
Ver. Carlito: Após o término deste mandato, buscarei nova reeleição de vereador.