Feira de Santana promove fórum municipal ‘Dengue em Pauta’

Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Dando continuidade às ações do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, entre os dias 21 e 25 de julho de 2014, representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), realizam visita técnica a Feira de Santana com o objetivo de promover um debate sobre a dengue, integrando diversos atores sociais como gestores municipais, articuladores, organizações públicas, privadas, entidades religiosas e movimentos sociais.

Dando início às atividades programadas, na segunda-feira (21), às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde, acontece a reunião do Comitê Municipal de Mobilização Contra Dengue. Voltada para o fortalecimento das redes de protagonistas locais, o Comitê visa sensibilizar a população para a intensificação de medidas de prevenção e controle da dengue de forma sustentável.

Na terça-feira (22), às 08h30, está programada uma reunião com Prefeito, Secretários e Gestores de Saúde, momento destinado à busca de apoio institucional, adesão e parceria dos gestores nas ações do Projeto e no fortalecimento do Comitê Municipal. Em seguida, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acontece o Fórum Municipal: Dengue em Pauta, evento aberto ao público, que abordará a temática Dengue, tanto do ponto de vista epidemiológico, como avanços tecnológicos para o controle da epidemia, quanto aos aspectos sociais relacionados à implementação de medidas preventivas e educativas, visando reduzir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No dia (23), quarta-feira, a partir das 14h, na Secretaria Municipal de Saúde, será realizada junto aos coordenadores municipais e articuladores do Projeto uma Oficina Temática para a elaboração de um novo Plano de Ação contra a dengue no município.

Por fim, dia (24), quinta-feira, a equipe de coordenadores municipais e equipe técnica da FLEM, se reúnem para avaliar as ações desenvolvidas durante a semana, além de planejar atividades para a próxima visita técnica ao município.

O Projeto é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, com o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Atualmente o Projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos de óbito, a saber: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição de Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, e Vitória da Conquista.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]