Engenheiro Danilo Ferreira avalia projeto BRT de Feira de Santana e diz que proposta da PMFS apresenta grave deficiência

Danilo Ferreira.Danilo Ferreira.


O engenheiro civil Danilo Ferreira é entrevistado pelo jornalista Carlos Augusto, diretor e editor do Jornal Grande Bahia. A entrevista foi concedida na sede do jornal, em 17 de julho de 2014, oportunidade em que discorre sobre a análise que fez do projeto de transporte público de massa, produzido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), conhecido como BRT (Bus Rapid Transit, em português: veículo leve sobre pneus – VLP).

O estudo produzido pela PMFS encontra-se em fase de consulta pública, e está disponível no site da prefeitura. Danilo Ferreira teve acesso ao estudo e apresenta uma análise extremamente condenável do projeto.

Segundo Ferreira, o estudo apresenta grave deficiência de forma, além de significativa deficiência de conteúdo. Em decorrência do estudo não passar pelas seguintes fases preliminares: deveria fazer parte de um estudo mais amplo de planejamento do município, deveriam ter sido realizadas audiências públicas sobre o projeto, setores da sociedade a exemplo dos engenheiros, arquitetos, paisagistas, profissionais ligados ao setor de transporte, e do comércio, além das entidades ligadas a representação das classes trabalhadores, a exemplo do setor industrial, foram colocadas à margem ao se definir o projeto.

“Os erros de forma, geraram erros de conteúdo”, avalia Ferreira, que explica que o projeto não terá impacto significativo na melhoria do transporte público de Feira de Santana, e poderá até ampliar o congestionamento no trânsito, com a modificação e redução das vias em que ocorre o fluxo de veículos particulares.

“O BRT fica limitado a um quadrante do município, não ocorrendo interconexão com os demais quadrantes. Isto representa um grave limitador, ao não solucionar o problema de mobilidade de diferentes áreas do município”, lamenta Danilo Ferreira.

Baixe

Estudo sobre o BRT de Feira de Santana realizado por Danilo Ferreira

Projeto do BRT de Feira de Santana elaborado pela PMFS

Confira o vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).